Arquitetura de informação

Ações preliminares antes de planificar uma página web.

Por Serviweb


Publicado em: 02/3/08
Valorize este artigo:
A usabilidade dos sites na Internet está determinada para que os conteúdos e os serviços que oferecem sejam de fácil compreensão e acesso por parte dos usuários.

O sucesso de um site está relacionado diretamente com sua possibilidade de uso, pelo qual garantir sua usabilidade deve liderar a lista de considerações prévias ao desenhar na Internet.

A arquitetura da informação se encontra intimamente ligada com a usabilidade, já que determina a forma na qual se estruturam os conteúdos e ferramentas que conformam o site (barras de navegação, motores de busca, sistemas de etiquetas, informação em geral, a forma de realizar transações de comércio eletrônico, entre outras cosas). Uma arquitetura de informação bem projetada clarifica a missão e visão do site, equilibrando as necessidades do cliente e os usuários; assim como também contribui a que o usuário tenha uma experiência de navegação satisfatória.

Com o fim de determinar a arquitetura da informação a implementar se deve desenvolver um processo de investigação prévia que compreende várias etapas ou passos:
  • Análise da indústria
  • Determinação da audiência
  • Estudos da concorrência
  • Idéias iniciais sobre o site

Todas estas atividades estão dirigidas a organizar o site e a definir suas funções principais, objetivos e estratégias a implementar.

Como conseqüência dessa análise, poderemos planejar e determinar: onde estamos, aonde queremos ir e como faremos para chegar aí.

Ao navegar um site, o mesmo deve propor uma estrutura clara, que não haja que descobrir e que seja consistente em todas as páginas, que seja familiar e facilite sua aprendizagem. Os sites necessitam uma boa arquitetura informacional, que permita conhecer rapidamente a ordem e distribuição do que se vai encontrar.

O usuário não tem tempo para aprender as peculiaridades de um site, por isso é necessário seguir algumas regras básicas de usabilidade.

Ao chegar a uma página o usuário deve reconhecer, em primeiro lugar, onde está. Deve poder visualizar sua posição na estrutura global do site. Deve poder entender, pela presença em cada una das páginas do logo, a coerência de cores, e a codificação das hierarquias nos conteúdos apresentados, que navega por páginas interiores de um mesmo site.

Em segundo lugar, deve perceber claramente onde esteve para evitar repetições inúteis, assinalando, por exemplo, com uma cor diferente, os links às páginas já visitadas. Finalmente, conhecer aonde pode ir e quais são as alternativas oferecidas.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato