Atributo nofollow nos links

O atributo rel=nofollow, dos links, serve para que os buscadores não continuem rastreando a partir desses links.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 19/7/08
Valorize este artigo:
Deixaremos aqui uma pequena resenha sobre um atributo que está se convertendo em essencial nos links e que não tínhamos comentado em nosso manual de HTML, embora sim que vimos algo em nosso manual de posicionamento em buscadores.

Nofollow é um atributo dos links HTML (etiqueta <A>), que serve para definir ou marcar o comportamento dos buscadores quando rastreiam nossa página web em busca de conteúdos para indexá-los. Por padrão, quando um buscador visita uma página web vai percorrendo todos seus links e vai indexando seu conteúdo em seu banco de dados de páginas. Isto é algo que fazem automática e periodicamente. Ocorre tanto com os links internos a outras páginas de nosso site como com os links externos a outras páginas web. Os motores que percorrem as webs de link a link, se chamam aranhas.

Pois bem, nós podemos através do atributo rel="nofollow", dizer a um buscador que não continue indexando os conteúdos da página a qual leva um link em particular. Faríamos assim:

<a href="URL_DO_LINK" rel="nofollow">TEXTO_DO_LINK</a>

Um pouco de história sobre nofollow

Para completar estas notas teríamos que comentar que o atributo foi criado por iniciativa de Google e Blogger em 2005, como uma idéia para deter o spam de links em websites que permitem aos usuários a participação.

Uma prática comum das pessoas que pretendem divulgar uma página web é realizar comentários ou participações em páginas web, nas que inserem links aos seus próprios sites. Isto se conhece como spam de links, ou com o término de spamdexing.

Com o atributo rel="nofolow" pretende-se mitigar os efeitos desse tipo de spam nos sites como fóruns, blogs, ou qualquer página que permita a interação com a comunidade de visitantes. Algumas páginas como a Wikipedia o utilizam em todos os links externos.

Atualmente, o atributo ren=nofollow está sob patente, embora esteja liberada de royalties, o que quer dizer que se pode utilizar sem limitação e sem ter que pagar nada.

Como os buscadores interpretam o Nofollow

O atributo é tido em conta não só pelo motor de indexação (aranha) do buscador Google, como também por outras aranhas de buscadores tão importantes como Yahoo! ou MSN. Entretanto há que dizer que cada buscador faz um uso particular do atributo.

Temos que esclarecer que os buscadores muitas vezes seguem o link que se marcou como nofollow, visitando aquela web que se linkou. O que ocorre realmente é que não tem em conta o link para atribuir ranking ou diretamente não o indexam.

Divulgação de webs e nofollow

Faltaria dizer que este atributo é bastante potente na hora de trabalhar com a divulgação de uma página web, visto que altera diretamente o comportamento dos buscadores ao rastrear as páginas, link a link.

Sendo assim, os SEO, divulgadores de páginas ou pessoas que trabalham no posicionamento em buscadores, têm muito em conta em suas técnicas para seu trabalho do dia. Existem diversas técnicas que utilizam este atributo para realizar promoção de webs, como a que explicamos no artigo Arriscada, mas excelente técnica SEO usando rel=nofollow, porém o uso mais importante é o que se comentou já neste artigo: colocá-lo aos links externos para não transferir ranking ou posicionamento desde nossa web a outras webs externas.

Outra técnica relacionada com nofollow, porém mais segura, para que não se indexe parte do conteúdo de nossa página, é o uso do arquivo robots.txt, que já comentamos anteriormente em CriarWeb.com.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato