Atualização de OpenX

Passos a seguir para a atualização do servidor de banners de código livre, OpenX.

Por Sara Alvarez Langa - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 19/4/12
Valorize este artigo:
Devido a problemas com temas de segurança, para ser mais concreto malware, me vi obrigada a pesquisar e chegar à conclusão de que tinha que atualizar meu servidor de banners OpenX.

Antes de iniciar a tarefa achei recomendável realizar cópias de segurança tanto da base de dados quanto do sistema de arquivos, nunca é demais a precaução ao realizar tarefas que podemos denominar críticas.

Temos que levar em conta, além do mais, que se queremos realizar este tipo de atualização temos que ter como mínimo a versão 2.4.x instalada já que para versões anteriores não serve.

Uma vez que feitas as cópias de segurança, temos que baixar a atualização na página de OpenX.

Uma vez baixada a atualização vamos criar na raiz de nosso servidor de banner uma pasta temporária chamada openx_novo. Nessa pasta temos que descomprimir a atualização.

A continuação, temos que copiar o conteúdo da pasta openx/www/images de nosso atual OpenX na pasta images da pasta temporária. Fazemos o mesmo para o arquivo www.example.com.conf.php (onde example é nosso dominio) em openx_nuevo/var da pasta temporária.

Uma vez que tenhamos estes arquivos copiados n pasta temporária temos que observar a configuração do OpenX e colocar o valor automaintenance a 0 ou False (isto se encontra no arquivo de configuração que copiamos anteriormente ).

Bem, já temos todos os arquivos preparados para a atualização. Só nos falta executar a atualização. Para isso vamos ao navegador e colocamos a seguinte rota: http://www.example.com/openx_nuevo/

Com isto aparecerá uma tela com o início da atualização. Mostrará os dados, examinará o dominio para ver a versão que temos instalada e nos recomendará sua atualização. Ao passar para o seguinte o que faz é revisar se todos os parâmetros necessários para a atualização estão corretos, do contrário nos mostrará os erros e não nos deixará passar ao passo seguinte até não estar tudo OK.

Uma vez que tudo está OK o que faz é conectar-se à base de dados e comprovar que funciona. Se tudo estiver correto nos pede o usuário e a senha do atual OpenX para iniciar a instalação da nova versão.

Quando termina nos leva à página de início de OpenX e se vocês observarem nos diz que está na versão antiga mas utilizando coisas da nova. Bem isto se deve a que nos falta realizar um último passo.

Temos que modificar o nome da pasta openx_novo por openx e mudar de nome a que tínhamos como openx, por exemplo, colocar openx_velho.

Depois de realizar estas mudanças de nomes voltamos a entrar em OpenX e vemos que já está funcionando perfeitamente com a nova versão.

Se vocês tiverem algum problema no processo de atualização, o recomendável é olhar na seção de faqs de OpenX.

No início do artigo comentávamos que este artigo é útil para atualizar versões superiores a 2.4.x. Por este motivo se vocês têm versões anteriores, recomendo instalar a nova versão do zero e não atualizar, já que é complicado e possivelmente dê bastantes problemas.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato