Criar Web, manuais e recursos para desenvolvimento web
Manuais
Programas
FAQS
Diretório
Comunidade
  Inicio > Manuais > Manual de HTML
SEÇÕES
Manuais relacionados
+Manual de HTML
Categorias
+HTML

Índice do Manual Manual de HTML
+ Prólogo ao manual de HTML
+ Introdução ao HTML
+ Sintaxes do HTML
+ Sua primeira página
+ Formato de parágrafos em HTML
+ Formatando o texto
+ Cor, tamanho e tipo de letra
+ Atributos para páginas
+ Listas I
+ Listas II
+ Listas III
+ Caracteres especiais
+ Links em HTML
+ Links internos
+ Links locais
+ Links externos, de correio e para arquivos
+ Imagens em HTML
+ Alinhamento de imagens com HTML
+ Formatos gráficos para páginas web
+ As cores e HTML
+ Tabelas em HTML
+ Tabelas em HTML. Atributos para filas e células.
+ Tabelas em HTML. Atributos da tabela e conclusão.
+ Formulários HTML
+ Elementos de formulários. Campos de texto.
+ Outros elementos de formulários
+ Botão Submit, Apagar Campos e outros em formulários HTML
+ Mapas de imagens com HTML
+ Frames em HTML
+ Frames – Explicação básica
+ Frames – Criação de uma estrutura simples
+ Frames – Uma página em cada moldura
+ Frames – Orientar os links
+ Frames – Aninhar frames
+ Frames – Atributos avançados
+ Vantagens e incovenientes do uso de frames
+ As etiquetas de HTML 4.0
+ As etiquetas de HTML 4.0 (1)
+ As etiquetas de HTML 4.0 (2)
+ Áudio em HTML I, introdução
+ Áudio em HTML II, características do áudio digital
+ Áudio em HTML (III)
+ Áudio em HTML (IV)
+ Áudio em HTML (V)
+ Declaração DOCTYPE em documentos HTML
+ Atributo nofollow nos links
+ Etiqueta Iframe

Descrição dos capítulos

Parceiros
- CSS para Web Design
- S.O.S Designers
- Slackware-Brasil
- Crie seu Web site
- Oficina da Net
- CodigoFonte.net


Áudio em HTML (III)

Quais são os arquivos que podemos executar através do navegador e quais através de um programa específico.


Formatos de áudio

Na hora de incluir arquivos de áudios em nossas páginas web devemos distinguir entre os que podem ser diretamente executados pelo navegador e aqueles que devem ser abertos por um programa próprio, que deverá ter o usuário instalado em sua máquina para poder reproduzir o arquivo.

De forma geral, podemos incluir na web os seguintes tipos de arquivos de áudio.

  • WAV (Wave form Audio File format): formato típico da casa Windows, de elevada qualidade, usado nas gravações de CDs, que trabalha a 44 Khz e a 16 bits. Consta basicamente de três blocos: o de identificação, o que especifica os parâmetros do formato e o que contém as amostras. Seu principal inconveniente é o elevado peso dos arquivos, pelo qual seu uso fica limitado na Internet à reprodução de ruídos ou frases curtas. A extensão destes arquivos é .wav. É suportado por Internet Explorer e Netscape 4x.


  • AU (Audio File format): formato criado pela casa Apple para plataformas MAC, cujos arquivos se salvam com a extensão .au


  • MIDI formato de tabela de ondas, que não salvam o áudio a reproduzir, e sim um código que nosso cartão de áudio terá que interpretar. Por isso, este tipo de arquivos não pode armazenar áudios reais, como vozes ou música gravada; só pode conter áudios armazenáveis em tabelas de ondas. Como contrapartida, os arquivos MIDI, que se salvam com extensão .mid, são de pequeno tamanho, o que os torna ideais para a web. É suportado pelo Internet Explorer e Netscape 4x.


  • MP3 (MPEG 1 Layer 3): desenvolvido pelo MPEG (Moving Picture Expert Group), obtém uma alta compressão do áudio e uma muito boa qualidade na eliminação dos componentes do áudio que não estejam entre 20 hz e 16 Kh (os que pode ouvir o ser humano normal). Tenha em cota o áudio envolvente (surround) e a extensão multilingüe, e salve os arquivos com a extensão .mp3, e permite configurar o nível de compreensão, conseguindo-se qualidade similares às do formato WAVE, porém com até 10 vezes menos tamanho de arquivo. É suportado diretamente somente pelo Internet Explorer 5.5 e superiores.


  • MOD espécie de mistura entre o formato MIDI e o formato WAV, já que por um lado armazena o áudio em forma de instruções para o cartão de áudio, porém por outro pode armazenar também áudios de instrumentos musicais digitalizados, podendo ser interpretados por qualquer cartão de áudio de 8 bits. Não é um formato padrão de Windows, por isso seu uso é mais indicado para sistemas Mac, Amiga ou Linux. A extensão dos arquivos é .mod


  • µ-Law Format de qualidade similar ao formato WAV, é original das máquinas NeXt, e salva seus arquivos com a extensão .au


  • Real Audio de qualidade média, embora permita arquivos muito comprimidos, que salva com extensão .rmp ou .ra. Para sua reprodução necessita-se ter instalado o plugin Real Audio.

Na hora de trabalhar com estes formatos de áudio, deveremos ter em conta as limitações em seu uso, já que muitos deles não podem ser reduzidos mais que em sistemas operacionais concretos, e ainda assim, com plugins ou programas específicos.

Em busca da compatibilidade, se usamos Windows como sistema operacional convém usar para arquivos musicais a reproduzir diretamente no navegador os formatos WAV e MIDI, que são os mais compatíveis.

Em troca, se o que desejamos é poder oferecer a nossos visitantes a opção de navegar com música executável através de um programa externo, o melhor é usar arquivos em formato MP3, já que na atualidade a maioria dos navegantes têm instalado em sua máquina algum programa reprodutor adequado, podendo valer desde software incluído em Windows, como Windows Media Player, até aplicações externas, como Winamp. Neste caso, basta colocar um link normal em nossas páginas, apontando ao arquivo de áudio.

Como exemplo, se quisermos linkar em nossa página um arquivo MP3, bastaria escrever:

<a href="audios/mp3.mp3" target="_blank"> Clique aqui para ouvir a música. </a>

Que nos daria:

Clique aqui para ouvir a música

Com isto, o usuário ao clicar o link, se lançará a aplicação que tiver associada com o tipo de arquivo MP3, que dependerá da configuração interna de cada navegador e usuário.

Um caso especial é Netscape 6x. Quase não admite diretamente nenhum tipo de formato de áudio incrustado na página, ao não vir configuradas por padrão as aplicações ou plugins necessários. E no caso de arquivos linkados, Nestscape 6x costuma lançar seu próprio reprodutor, que costuma ser da casa AOL, precisando para a execução uma série de passos para se inscrever nessa companhia como usuário do software.

Resumindo: cada usuário terá configurada sua máquina de forma particular, costumando prevalecer o último software de áudio instalado, já que estes programas costumam se apropriar de certos tipos de arquivos para sua execução automática. Entre as aplicações possíveis de execução de arquivos de áudio, seja de forma direta ou em forma de plugins para os navegadores, destacam-se Windows Media Player, Real Player, Winamp, Quick time, etc.

Autoria e outras referências sobre este artigo

Manuais relacionados com este artigo
Dentro de Manual de HTML

Categorias relacionadas
Através das categorias do nosso diretório podem ser encontrados outros tipos de recursos relacionados com este artigo:
+ Entrar em HTML


Comentários dos visitantes
Os comentários dos visitantes são para ampliar a informação do artigo. Todos podem participar.
Acrescentar um comentário do artigo Acrescentar um comentário do artigo



Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato <criarweb>

Hospedado por Hostnet Hospedagem de Sites