AVG – Antivírus gratuito

O Antivírus AVG é grátis para uso pessoal. Análise deste antivírus gratuito que também tem funções anti-spyware.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 24/9/08
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 46.13MB
Web: http://free.avg.com/

Neste artigo vamos fazer uma análise de um antivírus chamado AVG, que se distribui em várias versões, sendo que uma delas é grátis para uso privado, pessoal e não comercial. Em resumo, que se queremos instalá-lo em nosso computador de casa podemos fazê-lo livremente. É um antivírus leve que ademais tem diversas opções como anti-spyware, ou seja que além de detectar e eliminar os possíveis vírus de nosso computador, vigia para que não entre nenhum programa malicioso que possa espiar nossas atividades diárias ou nos mostrar publicidade não desejada.

Dispor de um antivírus em nosso computador é uma boa idéia, sobretudo para os usuários menos experientes, que ademais se dedicam a baixar arquivos pela Internet, de páginas que muitas vezes não são muito confiáveis. Como podemos saber, muitos dos vírus atualmente dão problemas de vários tipos e uma vez que se alojem em nossos sistemas se tornam muito difíceis de eliminar, inclusive com um programa antivírus, por melhor que seja. É lamentável que os vírus tenham que existir, porém o melhor ante esta fonte de problemas é a prevenção, que nos oferecem programas como AVG, que entre outras coisas contém uma sentinela, que se ativa no caso de encontrar programas que possam conter vírus. Ademais, é sempre bom realizar uma escaneada periódica dos arquivos de nosso computador, para o qual se podem programar tarefas tão habitualmente como desejarmos.

O programa pode ser baixado de http://free.avg.com

Análise do antivírus AVG

Na página do produto nos oferecerão várias versões disponíveis. Está claro que a versão gratuita do antivírus é a mais básica, porém pelo menos significará uma melhoria na proteção para nosso sistema. As versões pagas têm ademais outras vantagens, como módulos anti-spyware, anti-adware, firewall, downloads seguros, etc, que poderiam ser mais interessantes para usuários que desejarem uma maior proteção.

Nota: apesar da versão gratuita dizer na página de AVG que não tem anti-spyware, uma vez instalado o programa poderemos comprovar como aparece o módulo de anti-spyware ativo, o que é de supor que estará realizando as funções de bloqueio de programas espia. Este módulo também inclui proteção contra ad-ware e outros programas maliciosos.


Se baixarmos a versão gratuita nos levará à página de download.com para realizar ali o download. É um passo simples e o programa ocupa uns 47 Megas, por isso não demorará muito.

Uma vez baixado, podemos realizar a instalação guiada por um assistente, que ademais realizará um par de passos adicionais, como a atualização automática do banco de dados de vírus e a programação de tarefas de scan completo do computador.

O banco de dados de vírus é importante que esteja sempre atualizado porque todas as semanas aparecem novos vírus que nosso programa desconhece e se não o atualizarmos não teremos proteção contra eles. Por outro lado, o planejamento de scan periódico pode ser bom para que, no caso em que tiver entrado acidentalmente um vírus ou um spyware em nosso computador, sejamos conscientes o quanto antes e o possamos eliminar.

Conclusão

Eu pessoalmente, no computador com o qual trabalho prefiro não realizar downloads de fontes duvidosas ou entrar em páginas que oferecem coisas de pagamento gratuitamente. Extremo ao máximo as precauções para não instalar componentes no navegador que possam dar problemas, como adwares ou sywares, cavalos de tróia, etc. Ademais, outra coisa importante é sempre ter o sistema atualizado, com os patches necessários para cobrir possíveis buracos de segurança que se vão descobrindo nos distintos programas ou no sistema operacional.

Com isso já eliminamos a maioria de possíveis fontes de problemas. Porém, claro que nem todos os usuários são conscientes de que pode dar problemas, ou também podem desejar dar outros usos a seu computador e não lhes importa que possa entrar um vírus ou outro programa negativo. Para eles é extremamente recomendável o uso de um Antivírus e com AVG têm a oportunidade de obter uma proteção grátis, o que de se agradecer.



Mais informações e downloads
http://free.avg.com/

Outros programas






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato