Bibliotecas de CodeIgniter

O que são as bibliotecas de CodeIgniter, como carregá-las nos controladores ou configurar o framework PHP para que as carregue automaticamente.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 17/5/12
Valorize este artigo:
CodeIgniter, o mais acessível dos frameworks PHP populares, tem bibliotecas de código para realizar diversas coisas interessantes e úteis. Por um lado temos os Helpers, que implementam jogos de funções e que já relatamos em artigos anteriores do Manual de CodeIgniter. Por outro lado temos as bibliotecas, que vamos tratar neste artigo.

As bibliotecas em CodeIgniter são classes de programação orientadas a objetos (POO) preparadas para realizar tarefas típicas no desenvolvimento de páginas web. Implementam classes, de POO, para resolver problemas muitas vezes similares aos que resolvem os Helpers, mas são um pouco mais especializadas em temas particulares. Alguns exemplos de bibliotecas disponíveis em CodeIgniter são para trabalhar com bases de dados, FTP, upload de arquivos, sessões, calendário, etc.

Assim pois, podemos dizer que as bibliotecas (libraries em inglês) são um dos componentes que mais tempo nos economizarão à hora de desenvolver uma web, pois contêm código que resultará sempre útil. O trabalho com as bibliotecas é bastante simples, como veremos a continuação.

Carregamento de bibliotecas

Para carregar uma library em CodeIgniter temos que indicá-lo explicitamente, pois neste framework não se carrega nada por padrão, salvo raras exceções, para otimizar o tempo de resposta de PHP ao processar as páginas. Para isso temos que invocar o seguinte código:

$this->load->library('nome da classe');

Onde 'nome da classe' é o nome da biblioteca, ou classe de POO, que queremos carregar.

Nota: Realmente nem todas as bibliotecas necessitam ser carregadas, posto que há algumas que já se encontram por padrão à disposição de nossos scripts, sem ter que carregá-las explicitamente. Isto acontece porque algumas bibliotecas são fundamentais para o funcionamento do núcleo de CodeIgniter. Por exemplo, sempre teremos disponíveis as bibliotecas que implementam as classes de Output, Input ou URI.

Por exemplo, se quiséssemos carregar a biblioteca de Email, que facilita o envio de correios por meio de PHP, teríamos que utilizar o seguinte código:

$this->load->library('email');

Já que são classes de POO, uma vez carregada temos que utilizar seus métodos para colocar em funcionamento suas funcionalidades. Dentro dos controladores, para acessar a classe e seus métodos utilizamos o nome da classe como uma propriedade de $this.

Por exemplo, no caso da biblioteca email, para definir quem envia um correio eletrônico utilizamos um código como este:

$this->email->from('seu@dominio.com', 'Nome do remitente');

Na guia de usuário de CodeIgniter existe uma referência completa sobre cada uma das classes e sua utilização. Nós iremos vendo exemplos de uso em futuros artigos.

Carregamento automático de bibliotecas em CodeIgniter

Como já sabemos, antes de utilizar uma classe de uma das bibliotecas de CodeIgniter, temos que carregá-la no controlador. Não obstante, também temos a opção de indicar em nossos arquivos de configuração, o carregamento pré-determinado de algumas bibliotecas, para que estejam disponíveis em todas as páginas sem necessidade de carregá-las nos controladores.

Para indicar as bibliotecas que queremos carregar automaticamente temos que editar o arquivo autoload.php, que está na rota:

system/application/config/autoload.php

Nesse arquivo encontraremos um array chamado libraries, onde podemos indicar todos os nomes das bibliotecas a serem carregadas, por exemplo:

$autoload['libraries'] = array('database', 'session', 'form_validation');

Para ilustrar como devem ser utilizadas as bibliotecas de CodeIgniter publicamos um exemplo de uso da biblioteca Calendar.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato