Botões Google para recomendar sua web

Explicamos a implementação do botão +1 de Google, com a que seus visitantes podem votar e recomendar sua web no buscador e o outro botão de redes sociais Buzz de Google.

Por Sara Alvarez Langa - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 07/6/12
Valorize este artigo:
Estamos na era das redes sociais e dos blogs, na tão renomada Web 2.0. Quem sabe o que virá depois? Porém, no momento, a realidade é que toda a página que se preze deve conter botões para compartilhar e recomendar seus conteúdos. Bom, podemos matizar dizendo que você não é obrigado a colocá-los, mas do que sim você pode ter certeza é de que ajudarão na sua promoção.

Implementar os chamados botões sociais, se converteu em uma das principais ajudas na promoção web. Anteriormente publicamos artigos sobre como colocar os botões de recomendação no Facebook e no Twitter e no artigo de hoje vamos ver como implementar os botões que Google criou para compartilhar e difundir nossos conteúdos pelo buscador e sua rede social.

Botão +1

Este botão nos ajuda a difundir nossos conteúdos pelo buscador de Google, posicionando melhor entre os resultados de busca. Com este lançamento Google se equipara aos botões oferecidos pelo Facebook ou Twitter para recomendar conteúdos e websites.

Ainda que no momento este botão esteja em fase de testes e não funcione para o website de Google Espanha (.es), já podemos implementá-lo em nossa web. O resultado será que, ao realizar uma busca no Google junto aos resultados oferecidos, encontraremos os "+1" que essa página obteve. Tudo isso permitirá que estes resultados sejam mais relevantes às consultas formuladas pelos usuários ao permitir que eles saibam as preferências de seus contatos.

Com apenas uns meses desde sua apresentação, ainda não se sabe realmente o alcance do que terá Google +1 e sua influência no posicionamento SEO das páginas recomendadas. Não obstante, ninguém vai querer ficar atrás e deixar de tirar a hipotética vantagem que estas recomendações podem oferecer.

Nota: à hora de escrever este artigo só afetava positivamente à versão inglesa do buscador.

Sua implementação é realmente simples, você só tem que copiar o código oferecido por Google na sua página web.

Passamos a detalhar os passos para sua implementação:

  1. Vamos à página de Google que nos facilita esse código
  2. Copiamos o código a continuação na nossa página:
    <!-- Acrescente esta etiqueta no cabeçalho ou diante da etiqueta body. -->
    <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script>

    <!-- Acrescente esta etiqueta onde você quiser colocar o botão +1 -->
    <g:plusone></g:plusone>
  3. Já temos pronto o nosso botão +1
Podemos personalizar o botão com uma série de opções, como são; que apareça o número de vezes que recomendou dita página, o tamanho do botão, a linguagem, etc.

Um exemplo de implementação do código seria o seguinte:

<html>
<head>
<title>Página de teste</title>
<script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js">
</script>
</head>
<body>
<g:plusone></g:plusone>
</body>
</html>

Botão Buzz

Este botão é para compartilhar conteúdo de sua página no Google Buzz. Isto está destinado a usuários de gmail que tenham implementado Google Buzz em sua conta e realmente não sabemos o alcance atual de tais recomendações. O que sim parece claro é que quanto mais opções de recomendação implementemos, melhor deve ser para sua web.

Para implementar tal botão você tem que ir à página de Google Buzz e copiar o código que te forneçam.
Nesta página você tem várias opções. Na primeira te dão um código no que você pode escolher o modelo de botão, o idioma, a imagem, etc.

A segunda opção é para programadores avançados já que te dão a opção de inserir a URL que você quiser compartilhar e acrescentar uma imagem personalizada.

De qualquer modo é simples e não exige grandes conhecimentos de programação.

Vou colocar um exemplo de sua implementação:

<html>
<head>
<title>Página de teste</title>
<script type="text/javascript" src="http://www.google.com/buzz/api/button.js"> </script>
</script>
</head>
<body>
<a title="Publicar no Google Buzz" class="google-buzz-button" href="http://www.google.com/buzz/post" data-button-style="normal-count" data-locale="es"></a>
</body>
</html>

Com isto já vimos os dois botões que Google oferece para compartilhar e difundir o conteúdo de nossas webs.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato