Buscar financiamento para um projeto web

Distintas formas de conseguir financiamento para investir em nosso projeto em Internet.

Por Agustín Vivancos - Tradução CRV


Publicado em: 24/1/13
Valorize este artigo:
Decidi ampliar o artigo: Como começar um projeto web ou investir nele, de modo que hoje começamos com o financiamento. Para isso analisaremos as principais opções.

O primeiro que você deve ter em mente é se realmente necessita investir dinheiro e não tempo, porque há vezes que podemos realizar o projeto nós mesmos ou com outras pessoas que costumam ser amigos e com um pouco de paciência podemos conseguir pequenas coisas. Algo muito importante que devemos ter em conta, se necessitamos financiamento para o projeto, é que devemos ter algo detrás que nos avalize, que nos sirva como garantia. Às vezes o plano de projeto não serve, na Internet deveríamos ter a aplicação já realizada ou ter a ideia e a equipe de trabalho já concebidos. O capital seria necessário para podermos nos expandir, como já um segundo passo. Por isso não me cansarei de repetir, que nem sempre é necessário porque depois é difícil de desprender-se das obrigações que contraem.

Esse é outro fator importante: o momento em que um possível investidor saia de nosso projeto, o ponto de inflexão em que já possamos trabalhar sem ele. É o primeiro que temos que acordar com um investidor, se é a forma de financiamento com a que vamos trabalhar, já que o normal é que a entrada desta pessoa seja muito fácil mas sua saída pode ser bastante complicada. Assim, para isso, desde o principio a deixaremos estipulada para quando se cumpram os objetivos fixados.

Formas de financiamento:

  • Crédito pessoal: é a primeira opção, normalmente será a que menor quantidade de dinheiro nos possa dar, oscilam entre 3.000 e 30.000 euros; os tipos de juros entre 7 e 10% em um banco normal, e nos bancos de crédito, tipo Cofidis, pode ser que haja juros até de 15% e não costumam exceder 8 anos.
  • Linha ICO: são empréstimos que realiza o Instituto de Crédito Oficial através de intermediários como podem ser os bancos e caixas que conhecemos e em outras ocasiões nos dão diretamente. O ICO tem muitas linhas de atuação de modo que nosso projeto se situará normalmente entre uma (a geral) ou duas (via tecnológica ou de PYMES) , motivo pelo qual temos a opção de escolher a via idônea em tal caso. Estas linhas de atuação são dotadas de orçamento a cada ano e por isso há que estar pendente de quando são operativas para que não nos aconteça de ter que recorrer ao próximo exercício. Os créditos ICO variam entre 0% de juros até o Euribor + vários pontos, se for de tipo variável ou uma taxa estimada segundo o organismo para financiamento de tipo fixo. Usualmente são destinados a microempresas ou PYMES e requerem um aval.
  • SGR (Sociedade de Garantia Recíproca): são um serviço para empresas cujo objeto é a melhora e a facilitação da busca de financiamento a PYMES. Para termos uma ideia consiste em que um individuo (chame-se entidade) começa a fazer parte de nossa sociedade para que possa nos conseguir um aval.
  • Investimento Privado: todo o mundo o conhece e pode ser muito bom ou pode ser bastante complicado. Vão exigir muito de nós e deve de ser nossa última opção já que são os de juros mais altos . É verdade que nos tratarão como iguais, como se fossem um a mais no projeto mas, claro, sempre vão querer ganhar mais dinheiro. Nos pedirão em torno de um mínimo de 10% de rentabilidade para que um projeto seja viável. Eles gostam de investir quantidades altas como um milhão de euros sendo mais fácil de conseguir que por exemplo 400.000 euros. Atualmente na Espanha o topo é de 3-4 milhões de euros.
O que deve ficar claro é que o financiamento deve ser um dos últimos passos a tomar, embora ele tenha que estar em mente praticamente desde o início e por isso foi o tema do primeiro artigo. Temos que considerar sempre diversas opções e não ir com a primeira que aparecer. É uma decisão que deve ter uma grande reflexão já que nela sempre vão cair os verdadeiros problemas da empresa.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato