Camadas de Photoshop

O que são as camadas de Photoshop e como trabalhar com as camadas.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 22/11/08
Valorize este artigo:
As camadas de Photoshop são uma das ferramentas que temos que dominar para poder trabalhar com soltura com este potente programa de desenho. A outra coisa que devemos aprender a dominar são as seleções. No Workshop de Photoshop de CriarWeb.com já publicamos vários artigos sobre as seleções, por isso, agora é a hora de falar das camadas.

O design em Photoshop, e em muitos outros programas de design gráfico, se realiza através da criação de diversas camadas. As camadas são algo assim como componentes independentes da imagem, sobre as que se pode desenhar ou efeitos de maneira que afetem só a tal capa. Ao sobrepor diversas camadas, se obtém o desenho completo da imagem.

Que vantagens se obtém ao trabalhar com distintas camadas?

Seria uma pergunta interessante de responder, para poder entender a razão pela qual o trabalho com Photoshop se baseia na criação de distintas camadas. Ao trabalhar com camadas, como dissemos, se pode operar sobre uma parte de uma imagem, sem que se alterem outras partes da mesma. Isto é muito útil, já que nos permite realizar mudanças em elementos da imagem sem nos preocuparmos do resto do desenho.

Uma das principais utilidades das camadas consiste em que qualquer camada se pode posicionar de maneira independente. Ou seja, podemos ter uma camada com um elemento gráfico e ao mover essa camada, podemos situar esse componente em qualquer outro lugar da imagem, sem que se desloquem outras partes do gráfico.

Ao criar diferentes camadas podemos também realizar efeitos sobre as mesmas de maneira independente. Por exemplo, podemos ter um texto na imagem que está em uma camada e logo, fazer um efeito de sombra sobre a camada de texto. Como o efeito é independente para essa camada, o sombreado só se aplicará ao texto, deixando o resto da imagem inalterado.

Outra das muitas utilidades recorrentes na hora de trabalhar com camadas é criar uma nova camada, cópia de uma anterior. Então, podemos experimentar fazendo alterações nessa camada cópia com total liberdade. Se logo, por qualquer questão, não gostarmos das alterações, sempre podemos excluir a camada copiada e alterada, e voltar à camada original da que havíamos partido.

O certo é que as utilidades das camadas são muito numerosas e poderemos experimentar em nosso trabalho no dia a dia com Photoshop. Quando fazemos alterações em uma imagem, para estar certos de que não vamos estragar nada, sempre convém criar uma nova camada e fazer nossas provas ou desenhos sobre ela. Se não gostarmos do que fizemos, sempre podemos descartar a camada criada sem que nos afete a nossa imagem.

Trabalho com Camadas em Photoshop

Quase todo o trabalho com camadas se centraliza na janela de camadas. Esta janela se encontra aberta por padrão ao iniciar Photoshop, porém, se não a vemos, sempre podemos mostrá-la com o menu de "Janela - Camadas". A seguir vemos a janela de camadas:


O outro lugar desde onde se podem ordenar comandos sobre camadas é o menu de "Camada", que tem diversas ações úteis e recorrentes para efetuar sobre as mesmas.

Na janela de camadas temos uma lista de todas as camadas que fazem parte de nosso desenho. Convém estar sempre muito pendentes do que acontece na janela de camadas, para não nos distrairmos e controlarmos o processo de desenho. O primeiro que temos que ver nesta janela é que há uma camada que está com o fundo de cor azul. Isto quer dizer que essa camada é a camada ativa. Qualquer ação que realizemos com Photoshop se aplicará sobre a camada ativa. Por exemplo, se utilizamos o pincel para pintar qualquer coisa na imagem, na verdade estaremos pintando só sobre a camada ativa.

Para mudar a camada ativa, simplesmente temos que clicar na janela de camadas, sobre a camada que queremos trabalhar com ela.

Outro exemplo da importância de estarmos atentos a qual é a camada ativa de nossa imagem é a criação de seleções. Ao fazer uma seleção e copiar o conteúdo da imagem (CTRL + C ou então, menu "Edição - Copiar"), o que fazemos é copiar só o conteúdo da camada ativa. É importante saber qual é a camada ativa, porque às vezes ocorrerá de copiarmos um conteúdo que não estamos desejando, por estar trabalhando sobre uma camada distinta da esperada.
Nota: Podemos copiar o conteúdo de uma área selecionada sobre a imagem completa (todas suas camadas), ao invés de somente a camada ativa com o menu "Edição - copiar combinado" ou a tecla rápida "Maiúsculas + CTRL + C").

Outra coisa que temos que ter muito em conta é a ordem de camadas, visto que tal ordem incide diretamente no design da imagem, ao se mostrar as camadas que estão mais acima sobre as camadas que estão abaixo. As que estão acima se sobrepõem e podem tapar os conteúdos das camadas que estão abaixo. Para alterar a ordem das camadas simplesmente temos que, dentro da janela de camadas, arrastar e soltar uma camada em outro lugar.

Problema típico que nos encontraremos ao trabalhar com Photoshop está diretamente relacionado com a ordem das camadas e a camada ativa. Acontecerá, às vezes, que fazemos alterações sobre a imagem, como pintar com o pincel ou preencher de cor, e logo não vemos que a imagem se altere. A razão disso pode ser porque temos uma camada em cima, que não deixe ver o que estamos pintando sobre uma camada cuja ordem está mais abaixo.

Há uma camada especial que é a camada "fundo". Nem todos os desenhos de Photoshop têm uma camada fundo, de fato, ao criar um arquivo novo podemos escolher se queremos um fundo de cor ou um fundo transparente. Neste último caso, simplesmente não se colocará nenhum fundo, para ter uma imagem com fundo transparente. A camada fundo é especial porque não se pode mover e há algumas outras ações que tampouco se podem realizar sobre o fundo. Portanto, há que ter cuidado com isso.

No seguinte artigo neste manual vamos ver uma série de ações mais importantes para realizar com camadas.

Só mais um detalhe, que agora não vem muito ao caso, mas que se deve indicar para poupar possíveis dores de cabeça. Nem todas as imagens que abrimos com Photoshop têm a possibilidade de criar camadas. Por exemplo, se abrimos um arquivo .gif, veremos que não se podem criar camadas. Isto acontece porque o modo da imagem é "Indexado" e esse modo não permite camadas. Porém, podemos mudar o modo da imagem facilmente desde o menu "Imagem - Modo - Cor RGB".





Comentários do artigo
Foram enviados 5 comentários ao artigo
5 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato