Camtasia Studio

Análise do programa Camtasia Studio, que permite gravar a tela do computador, editar o vídeo resultante da gravação e logo produzi-lo em diferentes formatos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 27/5/09
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows
Idioma: Inglês
Licença: Comercial, prova de 30 dias
Tamanho: 37 MB
Web: http://www.techsmith.com/camtasia.asp

Se existe um programa por excelência para produzir vídeo-tutoriais, para mim, este seria Camtasia Studio. É um programa que permite gravar a tela do computador em vídeo, ou seja, captura tudo que vai acontecendo na tela e salva em um arquivo em formato de vídeo. Porém, não só fica ali, como também proporciona todas as ferramentas de edição e produção do vídeo, para criar vídeos com uma qualidade ideal e em qualquer formato. É um programa "tudo em um" que permite criar conteúdo profissional em vídeo a partir da tela de nosso computador.

Faz tempo que utilizamos Camtasia Studio para a criação de vídeo-tutoriais e a verdade é que é uma ferramenta magnífica. Previamente havia provado outros produtos gratuitos como CamStudio e a verdade é que, embora funcionem bem, não oferecem tudo o que temos com Camtasia. Não tenho nada contra CamStudio, um produto gratuito e Open Source, porém digamos que este programa se limita simplesmente na gravação da tela, com o qual teria que combiná-lo com outra gama de programas de edição de vídeo, efeitos especiais, desenho de titulares, edição de áudio, etc. Enquanto que Camtasia oferece todas as ferramentas que poderá necessitar para criar todo tipo de apresentações em vídeo.

Camtasia Studio pode ser baixado livremente e se tem completo acesso às funcionalidades do programa durante 30 dias, que é mais do que suficiente para prová-lo, comprovar se nos interessa e comprar a licença se quisermos seguir usando-o. Esta estratégia de prova gratuita com o 100% de uso do programa é sem dúvida muito interessante para que as pessoas se animem a comprar o software, porém isso unido a que tem um preço razoável, para as funcionalidades que oferece, e que se dispõe de uma série de vídeo-tutoriais para aprender a manejá-lo (em inglês, porém fáceis de seguir), fazem com que Camtasia em pouco tempo se converta em um produto muito tentador.

Pode-se encontrar Camtasia Studio em sua página web: http://www.techsmith.com/camtasia.asp

Por colocar uma amostra dos resultados que obtivemos usando Camtasia, você pode entrar em nossa conta de Vimeo ou de Youtube, onde publicamos vídeos de vários temas. Os próprios vídeo-tutoriais de uso de Camtasia, que encontrará em sua página web, são outra boa amostra do que se pode fazer. Por destacar algumas vantagens deste programa, vejamos esta lista de funcionalidades:

  • Permite capturar vídeo de nossa tela, com qualquer tamanho de captura e grava também o áudio de nossa voz , ao mesmo tempo que rodamos o vídeo. Ademais, permite capturar também vídeo da webcam.
  • Permite editar o vídeo e trabalhar com vários tipos de formatos de entrada, que podemos ter de nossa câmara digital ou filmadora. Ademais, se pode trabalhar com muitas outras fontes multimídia, como imagens, áudio, etc.
  • Na hora de edição permite por titulares de texto e imagem para apresentar o vídeo, ou inclusive conteúdo interativo, que se poderá experimentar se produzimos o vídeo em formato Flash. Também permite agregar os típicos logotipos que se pode colocar em qualquer parte do vídeo.
  • Tem outras muitas opções interessantes de edição, como a possibilidade de fazer zoom para ampliar certas zonas da tela, para que se possa apreciar os detalhes no vídeo, sobretudo útil quando trabalhamos com tamanhos pequenos de altura e largura do arquivo. Ademais, por dar outro exemplo, tem opções realmente simples de usar para a melhora do áudio, como tirar o ruído de fundo da gravação ou ampliar o volume.
  • Na hora de produzir um vídeo suporta muitos formatos, tanto de extensão de arquivo (Flash, MPG, AVI, Mov, WMA...), como em tamanhos, inclusive com características de alta definição. O que torna Camtasia Studio um programa ideal para qualquer âmbito de publicação dos conteúdos, já seja em CD, DVD, em páginas web, Ipod, etc.
Em geral, não cabe dúvida que Camtasia Studio é um programa que vale a pena conhecer e se estivermos pensando em fazer bastantes vídeos, vale a pena comprar, visto que nos economizará muitas complicações e tempo no processo de edição do vídeo e em sua produção.

Para aprender a manejá-lo têm disponíveis uma série de vídeo-tutoriais que em poucas horas lhe abrirão o mundo da criação de vídeos profissionais.

Segue um par de Print Screen de Camtasia Studio.


Tela de captura de vídeo


Tela de edição de vídeo





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
Excelente artigo
Por: kerollensoares
10/3/11
Olá,
Muito bom seu artigo, recomendo pois está bem completo. Também já utilizei o Camtasia na versao free, e a empresa que trabalhei adquiriu 3 licenças para o setor de desenvolvimento. Agora na empresa em que estou pretendo conseguir isso também.

Parabéns

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato