Como captar e fidelizar clientes para minha web?

Conselhos práticos para oferecer informação atrativa e interessante.

Por Serviweb


Publicado em: 26/11/12
Valorize este artigo:
1. Introdução

É importante compreender como funciona Internet para saber como ordenar nossos conteúdos e torná-los interessantes e atrativos para os usuários.

Todos sabemos que Internet nos oferece milhões de possibilidades com só um click do mouse. Como em outros negócios, o cliente é quem manda. Os estudos projetam que o usuário médio de Internet decide nos primeiros 3 a 5 segundos se a web que acaba de abrir lhe interessa ou se muda para outra mais interessante.

Como fazer para que o usuário não só ache interessante nosso website como que volte a entrar e o recomende entre seus contatos?

2. Como estruturar o conteúdo e a informação para obter uma web chamativa e interessante passo a passo.

Estrutura de uma web empresarial clássica:

a. Quem Somos
b. Serviços / Produtos
c. Onde Estamos
d. Contato

Nossa proposta:

Reestruturar o menu para que os usuários à primeira vista percebam que nossa web contém informação detalhada da temática ou setor da empresa que será de interesse para eles.

a. QuemSomos
b. Serviços / Produtos
c. Onde Estamos / Contato
d. Novidades
e. Links

Como se observa, propomos utilizar dois botões mais: Novidades e Links

Desenvolvimento dos pontos de nossa proposta:

a. Quem somos (A empresa ou nós)

Colocar só informação relevante e ser breves.

Sejamos sinceros, os textos do tipo: Nossa empresa é a número um e/ou a melhor, não são plausíveis e geram uma imagem negativa na mente do usuário. Fale da qualidade de serviço ou produtos de sua empresa com dados claros, como por exemplo: garantimos a devolução do dinheiro se você não está conforme com nosso serviço em um prazo de ...; nossos produtos obtiveram o certificado de xx quanto à qualidade, etc....

Outro ponto a ter em conta é ser sintético por vários motivos: hoje m dia os tempos são escassos, na tela a leitura se dificulta e não interessa a ninguém ler informação carregada de adjetivos sobre o maravilhosa que é nossa empresa.

Em síntese: seja breve e conciso e indique dados que possam interessar ao setor, por exemplo: este ano aumentamos o número de empregados....,;ou fizemos contribuições para uma escola necessitada; ou contribuímos para o meio ambiente, etc...

b. Serviços e/ou Produtos

Se os produtos e/ou serviços são vários, aconselhamos desenvolver um submenu para que o usuário veja imediatamente (sem necessidade de entrar em serviços) o que oferecemos em nosso site.

Neste ponto há vários truques para pegar visitantes que convém conhecer.

  • Visite as páginas de seus competidores e olhe que informação o aborrece e qual lhe parece interessante. Analise a informação. Ressalte com dados e informação diferente. Ponha direitos de propriedade intelectual da informação que você oferece.
  • Fale com seus clientes, empregados e faça uma lista de perguntas frequentes e de interesse que seus clientes queiram saber. Ofereça estes dados em sua web.
  • Analise as publicidades de produtos similares a nível mundial, olhe a linguagem que empregam, os dados que oferecem a seus clientes e adapte a informação a seu mercado local.
  • Impregne-se de informação a respeito do setor e de seu target, pergunte frequentemente em reuniões ou quando possível que coisas interessam ao setor: que espetáculos assistem, que eventos lhes interessam, etc.. Analise a informação e coloque-a na sua web pode ser um link, um protetor de tela, um jogo, as datas importantes de um torneio etc...

c. Onde estamos / Contato

Use se for possível apenas um botão .

Em conta to vocês podem ter toda a informação relevante para contato e ademais incluir o endereço e até um pequeno plano e se economiza um botão.

Recomendo colocar sempre que seja possível o telefone e o email à vista em todo o site.

d. Novidades

A seção de novidades nos permite manter a web continuamente atualizada, informando a nossos visitantes com respeito a nossos últimos empreendimentos, logros, eventos, classificados, notícias, etc....

É muito importante manter o site atualizado já que os buscadores interpretam que quando uma web não se atualiza é porque está abandonada, por esse motivo nosso site descende nos resultados das buscas.

Outro dos motivos importantes é manter o interesse de nossos clientes e visitantes vigente com nova informação.

e. Links

Ter uma seção de nosso site para outros sites de interesse fala bem de nós mesmos.

Primeiro não só queremos ressaltar nossa imagem mas também gostamos de recomendar outros sites a nossos visitantes. O segundo motivo é que os buscadores recompensam os sites que têm vários links. Ademais sempre podemos oferecer a diferentes sites o intercambio de links, com o que nos beneficiamos mutuamente.

3. Conclusões

Sempre que você preparar a informação para seu website, trate de imaginar que você é um internauta que está visitando seu website, seja objetivo e veja se a informação que oferece é interessante, divertida e breve. Pergunte-se se é atualizada periodicamente, caso não seja, então modifique o conteúdo para que seus visitantes queiram entrar e recomendar seu website. Sucesso!






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato