Carga automática de recursos em CodeIgniter

Os recursos em CodeIgniter, como bibliotecas ou plugins, se carregam só sob demanda, mas podemos configurar o framework para o carregamento automático cada vez que se executa o sistema.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 03/10/12
Valorize este artigo:
No Manual de CodeIgniter, ao falar dos diferentes tipos de recursos, explicamos como se podem carregar explicitamente a partir dos scripts onde os necessitamos. Não obstante, devemos saber que essa operação se pode resumir em um arquivo de configuração. Neste artigo vamos ver como realizar o pré-carregamento daqueles recursos que utilizaremos de maneira intensiva no desenvolvimento de nossa aplicação web.

Em CodeIgniter, por razões de economia de tempo de execução do framework, se tomou a decisão de carregar o menor número de complementos de maneira predeterminada. Isto quer dizer que temos que ter o inconveniente de carregar todos os recursos que queiramos utilizar, como bibliotecas, helpers, plugins, etc.

Agora bem, existe um modo de pré-carregar aqueles recursos que pretendamos utilizar em todas as páginas, ou na maioria delas, de modo que não tenhamos que invocá-los explicitamente em cada script onde queiramos utilizá-los. O carregamento automático (auto-load seria em inglês) se realiza cada vez que o framework se executa, de modo que será conveniente utilizá-la quando tenhamos um componente que se vai necessitar em toda a aplicação web.

Nota: Por exemplo, em CodeIgniter não se conecta com a base de dados de maneira predeterminada, senão que temos que carregar a biblioteca correspondente ("database"). Exceto que na documentação diga o contrário, todos os recursos de CodeIgniter devem ser carregados em cada página que os necessite. Existem muito poucas bibliotecas com carregamento predeterminado, um caso é a URI Class.

Arquivo de carregamento automática autoload.php

Para carregar qualquer recurso automaticamente em CodeIgniter você tem que indicá-lo no arquivo autoload.php, que está na rota:

system/application/config/autoload.php

Nesse arquivo você encontrará o código PHP para indicar que elementos você deseja que sejam carregados cada vez que se inicia CodeIgniter. A sintaxe é facilmente compreensível. Veremos um array por cada tipo de coisa que se deseja carregar de maneira automática, como bibliotecas, plugins, helpers, modelos etc. No array devemos incluir o nome do arquivo com código que desejamos carregar, mas sem a extensão .php.

No próprio arquivo autoload.php há instruções a cerca de cada um dos tipos de coisas que se podem pré-carregar e alguns exemplos de código com a definição de arrays nos que se indicam vários elementos para carregar automaticamente.

Por exemplo, assim podemos pré-carregar vários helpers de CodeIgniter.

$autoload['helper'] = array('url', 'form', 'file');

É claro, podemos carregar automaticamente os recursos de CodeIgniter, assim como outros programados por nós mesmos. Agora podemos ver como se faz o autoload de várias bibliotecas, algumas que contém classes definidas no núcleo de CodeIgniter e outras criadas por nós mesmos.

$autoload['libraries'] = array('database', 'session', 'mylogin','form_validation', 'principais', 'validador');

Que tipo de recursos se podem carregar

No próprio arquivo autoload.php encontraremos também uma relação dos recursos que podemos precarregar a partir daí.

  1. Bibliotecas
  2. Helpers
  3. Plugins
  4. Arquivos de configuração personalizados
  5. Arquivos de idioma
  6. Modelos






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato