ClamWin, antivírus grátis de código livre

Apresentação de um antivírus gratuito e de código livre para sistemas Windows, que também detecta spyware, grátis para todo tipo de usos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 28/1/09
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows
Idioma: Multiidioma
Licença: Freeware
Tamanho: 24 MB
Web: http://es.clamwin.com/

ClamWin é um programa de código livre e portanto gratuito, que detecta e elimina vírus informáticos e outros programas maliciosos que possam haver em um computador, com sistema operacional Windows. Poderíamos dizer como item fundamental sobre o software, que ClaimWin é um antivírus "sob demanda", algo que vamos explicar a seguir para os leitores de criarweb.com.

ClaimWin e a vigilância de vírus em tempo real

Este programa não tem a parte da sentinela, que examina qualquer arquivo que esteja manejando o computador no momento de ser utilizados, e sim que temos que ativá-lo manualmente para qualquer busca de vírus que pretendamos realizar. Sendo assim, a diferença fundamental é que ClamWin, com respeito a outros antivírus comerciais, está em que não busca vírus em tempo real, busca somente quando nós o indiquemos através do programa ou de um menu contextual.

O que há que assinalar como uma propriedade muito interessante de ClaimWin, e que de alguma maneira compensa a carência do sistema de sentinela em tempo real, é que tem módulos para poder escanear correio eletrônico que chega através do Outlook ou arquivos que se baixam em Internet Explorer, automaticamente e sem intervenção do usuário. Como atualmente quase a totalidade dos vírus chega através da Internet, se trata de uma proteção muito interessante. Ademais, estão preparando extensões para que este suporte antivírus possa transferir aos usuários de Firefox e Thunderbird.

Cabe dizer que muitos antivírus convencionais, com os quais trabalhamos em sua época, têm em muitas ocasiões um problema em comum: que o programa sentinela se alimenta de muitos recursos e faz com que o computador fique lento demais. Esta desvantagem ClamWin não a tem, porém, claro que tampouco tem a vantagem de levar um monitoramento contínuo sobre os vírus na máquina, algo que pode ser especialmente útil para usuários novatos ou muito despreocupados. Pelo que pude ler, em futuras versões do software querem adicionar o módulo de sentinela, portanto esperamos que esta desvantagem possa ser resolvida em breve.

Licença e atualizações de vírus com custo zero

Como a maioria do antivírus são comerciais, há que pagar por uma licença para obter as atualizações de vírus periódicas que publicam as casas de criação de softwares antivírus (muitas vezes esta licença ainda deve ser renovada com um pagamento anual). Isto é algo que sai grátis com ClaimWin, o que o torna bastante atrativo. Porém, o fato de não dispor de um sentinela faz com que ClaimWin seja indicado somente para quem queira ter unicamente um programa que detecte os vírus quando ele o requeira. Se uma pessoa quer que o computador esteja continuamente atendendo a nossas ações para buscar vírus em todo momento, e poder se despreocupar de realizar scanners quando introduz um dispositivo de leitura novo, como um CD, DVD ou chave de memória, que tenham arquivos que possam estar contaminados, ClaimWin não cumprirá suas expectativas.

O download deste antivírus gratuito pode ser feito através da página web de ClaimWin. É o primeiro antivírus de código livre que conheço, grátis para todos seus usos, porém vendo sua procedência pude me informar que existe um antivírus de software livre para Linux, e outros sistemas operacionais, do qual ClaimWin seria como uma distribuição unicamente para Sistemas Windows. O produto original sobre o qual ClaimWin se baseia se chama ClaimAV e está publicado na URL: http://www.clamav.net

Conclusão sobre o antivírus ClaimWin

No momento de escrever este artigo de CriarWeb.com, há que dizer que ainda falta um pouco de tempo e de desenvolvimento a ClaimWin para se situar a par com outros produtos comerciais, sobretudo pela parte da sentinela, que ainda não foi desenvolvida. Entretanto, existe outro projeto de software livre chamado Winpooch que também funciona sob Windows e permite detectar e eliminar spyware. Winpooch que tem a particularidade que se pode associar com ClaimWin para se fazer de sentinela, não só de fontes de software malicioso, como também de vírus, para manter uma vigilância em tempo real de todas as atividades do sistema.

Apesar de ainda faltar muito caminho pela frente a ClaimWin, acreditamos que pode ser um produto muito interessante, sobretudo porque pode marcar uma nova linha no mundo dos antivírus, ao ser grátis e de código aberto. Sem dúvida, através de sua possível integração em outros softwares, pode incentivar a outros produtos de código livre, ou comerciais, possam ter também capacidades de detecção de vírus e que estas saiam a custo zero para os desenvolvedores desses programas e para o usuário final.



Mais informações e downloads
http://es.clamwin.com/

Outros programas





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato