Cloud computing otimiza o crescimento

Uma vantagem importante de cloud computing é que nos permite administrar o crescimento dos negócios online de uma maneira ótima.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 07/5/12
Valorize este artigo:
Neste artigo pretendo explicar uma das vantagens que cloud computing oferece para empreendimentos online, que é basicamente a possibilidade de se implantar em uma plataforma que nos permita um crescimento otimizado e sem dor.

O que vou contar para vocês devemos agradecê-lo a Jas Sandhu @jassand que nos apresentou de uma maneira simpática os avanços de Microsoft no mundo do software livre. Durante sua conversa fez um pequeno repasso pelo cloud computing, e apresentou alguns gráficos e comentários que tentarei passá-los da minha maneira.

O crescimento como o fio da navalha

Tenho que admitir que o crescimento não é um problema na maioria dos trabalhos que realizei e tampouco será em muitos dos casos que possam ser encontrados pelos leitores de CriarWeb.com. Para muitos projetos, com um alojamento normal seria suficiente para começar. Porém, pensando em projetos grandes, que talvez algum dia possamos atacar a coisa já muda.

Caso algum dia qualquer um de nós tenha em mãos um negócio grande, por exemplo um serviço online que possa ser utilizado por milhares (oxalá milhões) de pessoas, talvez devamos começar a analisar nossas expectativas seriamente, para não gastar mais da conta em infraestrutura, nem com pouco por querer limitar o investimento.

Para ajustar o investimento às necessidades reais de nosso negócio, muitas vezes observaremos que o crescimento é como o fio de uma navalha. O ótimo seria dispor de servidores que cubram nossas necessidades mais justas. Se vamos além em máquinas ou recursos, estaremos desperdiçando dinheiro, mas se não alcançamos, estaremos decepcionando nossos usuários. Talvez esta situação se esclareça com o seguinte gráfico.

No gráfico anterior, a linha vermelha corresponde ao número de usuários crescente que pode ter um negócio online. A linha verde seria nossa capacidade para atender aos usuários, que depende dos recursos que tenhamos disponíveis, em servidores.

No ponto 1) começamos o negócio. Temos um servidor que pode suportar muitos usuários, mas realmente não recebemos tanto tráfego. Dimensionamos bem nosso servidor, mas está subutilizado durante um tempo. Talvez nosso diretor esteja furioso porque gastamos muito dinheiro em uma máquina que realmente estamos subutilizando.

No ponto 2) ampliamos a capacidade de nosso negócio online justo a tempo. Segundo recebemos um número de usuários crescente, reagimos justamente no momento que se saturava nossa capacidade para admitir novos clientes. No entanto, devemos ser conscientes de que esta situação ideal não é muito fácil de conseguir.

O mais normal é que aconteça algo como o do ponto 3), que devido aos, muitas vezes, lentos processos empresariais, a ampliação de máquinas chega mais tarde do que necessitávamos. Nesse caso, existe um tempo em que nossos servidores não estão podendo assumir toda a carga que exigem os usuários. Portanto, nosso diretor financeiro estará contente porque as contas melhoram e o investimento estava contido, entretanto, nossos usuários estarão tendo problemas e vendo como sua experiência de uso piora constantemente.

Finalmente, no ponto 4) vemos outro caso de sobredimensão. A última ampliação se produziu em um momento de alto crescimento de usuários, mas as expectativas superaram a realidade de nosso negocio. Durante um tempo estamos gastando mais dinheiro em recursos do que o necessário e de novo vamos passar meses ou anos antes que as previsões se cumpram.

O ideal seria investir em recursos para nosso negócio seguindo o mais fielmente possível o crescimento. Seria como fazer malabarismos no fio da navalha, o que resulta perigoso, porque pode ocorrer que nossos usuários superem com rapidez a previsão de crescimento e não reajamos a tempo para inaugurar novos servidores.

Cloud computing ajusta nosso investimento ao crescimento em cada instante

De todo modo, se trabalhamos com uma plataforma tradicional, é impossível se ajustar tanto à demanda em cada instante, como a que tanto os usuários como nosso investimento estejam perfeitamente alinhados. Porém, com cloud computing isso pode mudar, segundo se vê no seguinte gráfico.

Com cloud computing, ou seja, utilizando a nuvem pública para alojar nosso negócio, podemos desfrutar de um gráfico tão ajustado com a demanda quanto poderíamos pedir. Os recursos atribuídos a nosso negócio acompanharão sempre a demanda, já que podem aumentar quase no instante e ademais, ao estar em centros de dados com milhares de máquinas, temos a certeza de que nunca vai faltar capacidade de processamento se requerida pontualmente ou ao longo do tempo. Inclusive, nos permitiria diminuir a capacidade de nosso negócio, se o crescimento toma momentaneamente valores negativos, algo que seria quase impossível em uma plataforma tradicional.

Isto é possível porque em cloud computing não nos é atribuído um servidor ou servidores determinados, senão que são máquinas virtuais que podem crescer ou diminuir baixo demanda e de maneira transparente para nosso negócio.

Conclusão

Ao longo deste artigo quisemos que você se colocasse no lugar de cada um dos integrantes deste ?segura e solta? para atender a um número de usuários sempre em crescimento. Por um lado temos o diretor ou gerente de finanças, que deseja gastar o menor dinheiro possível para que fechem as contas. Por outro lado, temos os técnicos, que se vêem na necessidade de sobredimensionar os servidores para atender ao maior número de pessoas possíveis ao mesmo tempo -e que devem ter em conta que o tráfego que vão receber será quase sempre irregular, pois, a final de contas, se algo não vai bem, a quem vão puxar as orelhas é ao técnico-.

Espero que tenhamos podido ver como a nuvem nos oferece uma maneira distinta de acessar à tecnologia, que tem algumas vantagens importantes à hora de dimensionar um negócio online. Uma forma de trabalhar que nos dá a segurança de que estaremos sempre investindo em infraestrutura na medida justa de nossas necessidades.

Claro que o crescimento é um fator a ser considerado, mas existem muitos outros que também se veem beneficiados por cloud computing. Se um servidor enguiça no centro de dados, ou centenas deles, não temos que nos preocupar como administradores do negócio, pois nossa máquina virtual terá sempre outros recursos de que dispor para funcionar. Se pontualmente um centro de dados deixa de funcionar, por uma falha de conexão, pode-se dispor de outro para servir a nossos clientes ou inclusive se pode contar com o suporte de centros de dados mais próximos da região de cada cliente, o que pode aumentar a velocidade dos serviços que oferecemos.

Cloud computing oferece uma nova maneira de suportar os negócios e o melhor é que não temos que nos preocupar por operar toda essa infraestrutura de servidores, tanto para pequenos projetos quanto para outros maiores, pois estão os engenheiros de Microsoft, Amazon, Google ou o provedor que escolhamos, para fazer com que tudo funcione corretamente.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato