CodeIgniter

CodeIgniter é um framework PHP para a criação rápida de aplicações web. Apresentação geral do framework e primeiras notas para começar a usá-lo.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 26/4/11
Valorize este artigo:
Provavelmente já saibamos que um framework é um programa para desenvolver outros programas. CodeIgniter, portanto, é um programa ou aplicação web desenvolvida em PHP para a criação de qualquer tipo de aplicação web em PHP. É um produto de código livre, livre de uso para qualquer aplicação.

Como qualquer outro framework, Codeigniter contém uma série de bibliotecas que servem para o desenvolvimento de aplicações web e, além disso, propõem uma maneira de desenvolvê-las que devemos seguir para tirar proveito da aplicação. Ou seja, marca uma maneira específica de codificar as páginas web e classificar seus diferentes scripts, que serve para que o código esteja organizado e seja mais fácil de criar e manter. CodeIgniter implementa o processo de desenvolvimento chamado Model View Controller (MVC), que é um standard de programação de aplicações, utilizado tanto para fazer websites quanto programas tradicionais. Este sistema tem suas características, que veremos em próximos artigos.

CodeIgniter não é magia, porém contém muitas ajudas para a criação de aplicações PHP avançadas, que fazem com que o processo de desenvolvimento seja mais rápido. Ao mesmo tempo, define uma arquitetura de desenvolvimento que fará com que programemos de uma maneira mais ordenada e possui diversas ferramentas que ajudam a fazer aplicações mais versáteis e seguras.

CodeIgniter e outros frameworks PHP podem ajudar você a dar o salto definitivo como desenvolvedor PHP, criando aplicações web mais profissionais e com código mais reutilizável, com a diferença de que CodeIgniter foi criado para ser fácil de instalar em qualquer servidor e de começar a ser usado mais facilmente que qualquer outro framework. Ademais, muitas de suas utilidades e modos de funcionamento são opcionais, o que faz com que você goze de maior liberdade à hora de desenvolver websites.

Características gerais de CodeIgniter

Alguns dos pontos mais interessantes sobre este framework, sobretudo em comparação com outros produtos similares, são os seguintes:

Versatilidade: Talvez a característica principal de CodeIgniter, em comparação com outros frameworks PHP. CodeIgniter é capaz de trabalhar a maioria dos entornos ou servidores, inclusive em sistemas de alojamento compartilhado, onde só temos um acesso por FTP para enviar os arquivos ao servidor e onde não temos acesso a sua configuração.

Compatibilidade: CodeIgniter, pelo menos no momento de escrever este artigo de Criarweb.com, é compatível com a versão PHP 4, o que faz com que possa ser utilizado em qualquer servidor, inclusive em alguns antigos. É claro, funciona corretamente também em PHP 5.

Facilidade de instalação: Não é necessário mais que uma conta de FTP para subir CodeIgniter ao servidor e sua configuração se realiza com apenas a edição de um arquivo, onde devemos escrever coisas como o acesso à base de dados. Durante a configuração não necessitaremos acesso a ferramentas como a linha de comandos, que não costumam estar disponíveis em todos os alojamentos.

Flexibilidade: CodeIgniter é bem menos rígido que outros frameworks. Define uma maneira de trabalhar específica, porém, em muitos dos casos, podemos segui-la ou não e suas regras de codificação, muitas vezes, podem ser puladas para trabalhar da maneira que mais nos agrade. Alguns módulos como o uso de layouts são totalmente opcionais. Isto ajuda muitas vezes, também, a que a curva de aprendizagem seja mais simples no princípio.

Leveza: O núcleo de CodeIgniter é bem leve, o que permite que o servidor não se sobrecarregue interpretando ou executando grandes porções de código. A maioria dos módulos ou classes que oferece podem ser carregados de maneira opcional, só quando vão ser realmente utilizados.

Documentação tutorializada: A documentação de CodeIgniter é fácil de seguir e de assimilar, porque está escrita de modo tutorial. Isto não facilita muito a referência rápida, quando já conhecemos o framework e queremos consultar sobre uma função ou um método específico, mas para iniciar- nos sem dúvida é muito bom.

Sem dúvida, o mais destacável de CodeIgniter é sua acessibilidade, já que podemos utilizá-lo na maior gama de entornos. Esta é a razão pela qual em CriarWeb.com escolhemos este framework PHP para começar um manual que explicará como utilizá-lo para desenvolver nossas próprias aplicações web. Nos próximos artigos iremos contando diferentes aspectos deste framework e o utilizaremos para criar uma primeira aplicação web. Para continuar, você pode ler o artigo Instalação e configuração de CodeIgniter.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato