Começar a usar Spoon

Primeiros passos com Spoon. Baixar as bibliotecas e aprender a incluí0las modificando o include_path de PHP.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/6/10
Valorize este artigo:
No artigo artigo apresentamos Spoon, umas bibliotecas de código aberto que você pode utilizar livremente para acelerar o desenvolvimento de suas aplicações PHP 5. Agora vamos oferecer informações de interesse para as pessoas que desejem utilizar Spoon e se beneficiar da implementação de diversos componentes habituais no desenvolvimento de web sites.

Estas informações estão inspiradas nos tutoriais que o site de Spoon oferece para dar os primeiros passos com as bibliotecas, pelo qual muitas das vezes não são mais que uma tradução livre. Entretanto, para melhorar na medida do possível a documentação já publicada, ampliamos em CriarWeb.com os textos com algumas observações de uso adicionais, para que este sistema seja ainda mais fácil de entender.

Baixar Spoon

Está claro que teremos que baixar o código fonte de Spoon para começar a utilizá-lo. O download pode ser realizado através do website de Spoon, onde encontraremos a versão mais moderna das bibliotecas.

No momento de escrever este texto, a última versão publicada é a 1.1.5. Porém, por favor, antes de tentar baixar esta versão, entre em Spoon para ver que novidades há e qual é a versão que oferecem atualmente, que pode estar ampliada com novas funcionalidades e ter resolvido possíveis problemas ou erros.

Uma vez baixadas as bibliotecas, podemos descompactá-las e colocá-las em qualquer lugar que desejarmos dentro de nosso servidor. Como veremos, no arquivo que baixarmos há uma pasta chamada "spoon" que contém todos os arquivos e pastas das bibliotecas. Atenção para manter sempre essa pasta "spoon" com seu nome original, visto que se o mudarmos falharão os includes às bibliotecas.

No meu caso, estou fazendo provas com Spoon em um computador que tem sistema operacional Windows e onde instalei PHP por meio do pacote Xampp.

Coloquei Spoon dentro do diretório de publicação que se cria ao instalar Xampp, que tem a rota: C:/xampp/htdocs

Incluir as bibliotecas Spoon

O primeiro passo que temos que realizar se pretendemos usar Spoon é incluir as bibliotecas. Porém, como o código fonte de Spoon dispõem de diversos arquivos, que ademais se incluem uns a outros, devemos realizar um passo prévio, que é incluir o diretório onde está Spoon no "include path" ou rota de inclusão de arquivos PHP.

Como digo, este paso é fundamental para que tudo funcione corretamente, porque se nós incluirmos um arquivo de Spoon independente, pode que este arquivo necessite de outros e para nos assegurarmos que esses outros arquivos também se encontram, necessitamos modificar a rota onde PHP busca os arquivos a incluir. Isso se consegue com as seguintes linhas:

define('PATH_LIBRARY', 'rota_onde_está_a_pasta_spoon');

set_include_path(get_include_path() . PATH_SEPARATOR . PATH_LIBRARY);

Atenção, pois no anterior código teremos que substituir rota_onde_está_a_pasta_spoon pela rota absoluta para chegar à pasta onde estiver Spoon, que será algo como C:/xampp/htdocs. No meu caso faço com a seguinte linha:

define('PATH_LIBRARY', 'C:/xampp/htdocs/');

Isto quer dizer que o próprio Spoon está na pasta C:/xampp/htdocs/spoon/.

Nota: No meu caso a rota está dirigida ao diretório de publicação de Xampp, porém você colocará a rota que mais lhe convenha. Atenção, que as rotas às pastas em em Windows se escrevem à princípios com contrabarras (barras invertidas) e as rotas em Linux se fazem com barras normais (signo de divisão). Porém, na verdade PHP também aceita usar barras normais para indicar rotas em Windows. Entretanto, lembre que se queremos escrever uma contrabarra em um string em PHP devemos fazê-lo com duas contrabarras seguidas, uma ao lado da outra, pois a contrabarra serve para escrever caracteres de escape.

Uma vez definido o "include path" podemos incluir Spoon e qualquer de seus componentes.

require_once 'spoon/spoon.php';
require_once 'spoon/template/template.php';

Podemos ver o código completo deste primeiro exemplo, no qual só incluimos Spoon.

<?php
//Definir o diretório onde está a pasta com as bibliotecas
define('PATH_LIBRARY', 'C:/xampp/htdocs/');

// Adicionar esse diretório à rota de includes
set_include_path(get_include_path() . PATH_SEPARATOR . PATH_LIBRARY);

//Pode-se incluir agora spoon
require_once 'spoon/spoon.php';
require_once 'spoon/template/template.php';
?>






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato