Como acessar a conteúdos Podcast

Neste artigo veremos programas que se podem utilizar para se inscrever a podcast e onde encontrar recursos multimídia oferecidos por podcasting.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 07/10/09
Valorize este artigo:
No artigo anterior vimos o que é podcast e alguns dados interessantes sobre a história e características da tecnologia.

Para acessar a fontes de informação em podcast simplesmente necessitamos um navegador ou qualquer outro leitor de RSS. Através destes programas se pode acessar a conteúdos RSS e no caso dos podcast, simplesmente encontraremos embutidos neles os links aos arquivos multimídia.

Nota: O Podcast se originou quando se começou a incluir em um RSS um código especial, por meio da etiqueta ENCLOSURE, um link com um arquivo de áudio em mp3. Portanto, um podcast não é mais que um arquivo RSS no qual se linka com conteúdos originariamente de áudio e mais tarde também de vídeo.

Com qualquer leitor RSS nos podemos inscrever a um RSS, que no caso dos podcast contém links com arquivos de áudio ou vídeo, e receber notificação quando os canais aos que nos inscrevemos se atualizam, porém há que dizer que também existem programas para se inscrever especificamente a conteúdos de podcasting, que têm diversas utilidades encaminhadas a facilitar o download e a reprodução dos arquivos de áudio ou vídeo.

O primeiro programa que se lançou para se inscrever a podcast se chamava iPodder, cujo nome vem pelo reprodutor de Apple. É um programa gratuito e de código aberto, que passou logo a se chamar Juice, talvez por temas de direitos de marca do iPod, o caso é que agora está disponível na URL: http://juicereceiver.sourceforge.net Existem várias versões do software para distintas plataformas como Windows, Mac e Linux.

Porém, sem lugar a dúvidas, o mais conhecido dos programas para consumir podcast é iTunes, que muitos de nós conhecemos porque é necessário para operar com o reproductor de Apple iPod. A partir de determinada versão tem suporte a podcasting e permite sincronizar facilmente o iPod com fontes multimídia publicadas na Internet.

Outro programa para se inscrever a podcast é Doppler, que se pode acessar e baixar na URL: http://www.dopplerradio.net/ Este tem como particularidade a possibilidade de baixá-lo para o iPhone, através de seu AppStore.

Em futuros artigos de CriarWeb.com explicaremos como fazer podcasting, ou seja, criar e publicar seu próprio podcast. Recomendaremos programas para a geração de áudio e explicaremos procedimentos para publicar seus conteúdos multimídia.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato