Como captar visitantes para minha web?

Como conseguir isto aplicando o modelo dos centros comerciais.

Por Javier Gosende - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 16/3/11
Valorize este artigo:
Os bons conteúdos são premiados e agradecidos por muitos administradores de websites. Compartilhe suas ideias através de artigos de qualidade e você verá como em um curto prazo conseguirá links de outras webs que farão com que seu website se posicione nos primeiros lugares dos buscadores.

Uma revista venezuelana publicou há uns meses várias entrevistas com os gerentes dos centros comerciais de maior sucesso na Venezuela. Muitos dos entrevistados coincidiam em identificar uma série de fatores como os protagonistas de que um centro comercial receba mais ou menos público.

Muitos desses fatores podem ser aplicáveis ao gerenciamento de uma página web com vistas a obter o maior nível de tráfego de visitantes web possível.

Abertura massiva de oferta

"O sucesso imediato de um centro comercial também está relacionado com a abertura massiva de lojas simultaneamente à inauguração do centro. Os centros comerciais são como envelopes nos quais há uma série de surpresas e de elementos que cobrem as necessidades do público, que vai a eles por diversas razões".

No caso web, o fato de que uma página web no momento de sua estreia NÃO possua uma grande quantidade de ofertas repercutirá em uma escassa fidelização de visitantes. Por exemplo, um portal imobiliário se pretende receber visitas necessita ter em sua base de dados uma carteira de imóveis ampla de modo que o usuário do portal, apesar de não haver encontrado o imóvel que estava buscando nesse momento, tenha a certeza de que em uma próxima visita existe a possibilidade de vir a encontrá-lo porque a carteira de imóveis é ampla e tem grande rotatividade. Do contrário, essa terá sido a última visita do usuário ao portal imobiliário.

O efeito Ancora

"Originalmente os centros comerciais baseiam seu poder de atração em elementos denominados "âncoras", ou seja, lojas por departamento com um grande nome comercial, muito posicionadas no mercado, com enormes espaços, com grande variedade de produtos e que possam captar uma quantidade importante de público."

No caso web, se observamos com detalhe as estatísticas de tráfego de nossa página web, provavelmente encontraremos que existem certas páginas que recebem maior quantidade de visitas que outras páginas devido aos conteúdos expostos. Ou também pode ser o caso de que em uma loja on-line, uma página de produto seja mais visitada que o resto das páginas por ser um item que possui uma maior demanda. Devemos identificar aquelas "âncoras" que possam ter nosso site e colocar com apenas um clic a página onde se produza a rentabilidade da página. (a página de pedido de orçamento, a página de carrinho de compras, etc.)

A acessibilidade e usabilidade

"Entre os pontos-fortes que fazem com que um centro comercial receba tráfego estão a arquitetura, os corredores amplos, a limpeza, o estacionamento cômodo, a segurança, etc."

A equivalência destes fatores off-line aplicados a uma web são simplesmente a acessibilidade e a usabilidade web. O fato, por exemplo, de que uma página de introdução em Flash leve 20 segundos para carregar pode ser um obstáculo para a visita de um usuário; ou também, o fato da resolução da página web ser muito distante da resolução média de seus visitantes pode ocasionar uma redução das visitas.

Concentrar-se nas pessoas que nos visitam

"Nos concentramos primeiro nas pessoas que nos visitam. Necessitamos saber com que frequência, que aspectos positivos ou negativos encontram, para eliminar o que prejudica e reforçar ou melhorar as coisas que estamos fazendo bem".

No caso de nossa web, é obrigatório ter um sistema de estatísticas web que nos permita registrar a marca que deixou o visitante e assim poder identificar perfis de visitantes suscetíveis de se converterem em clientes. Um bom sistema de estatística nos dirá que páginas estão sendo mais visitadas que outras, com que palavras chave nos visitam, quantas vezes repetiram a visita no último mês, etc. Todos estes dados bem interpretados são a matéria prima para uma tomada de decisões eficaz.

A exposição dos elementos anteriores nos leva à conclusão de que muitas estratégias de sucesso utilizadas no mundo off-line podem ser aplicadas com sucesso no mundo on-line. Tudo consiste em utilizar a lógica e fazer as analogias correspondentes para averiguar quais são as armas que nos podem dar vantagens competitivas na difícil meta de conseguir tráfego rentável para nossas empresas.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato