Como criar um CD ou DVD autorun que inicie uma página web?

Explicamos duas possíveis formas de fazê-lo utilizando o famoso autorun.

Por Serviweb


Publicado em: 01/2/08
Valorize este artigo:
AutoRun é o comando que faz correr um programa quando se insere em um computador com sistema operacional Windows um CD ou um DVD. O equivalente nos computadores MAC é o comando AutoStart.

Se Windows encontra um arquivo de texto plano chamado AUTORUN.INF no diretório raiz do CD ou DVD, seguirá automaticamente as instruções definidas no mesmo para fazer correr um programa. Acontece o mesmo quando o que desejamos que se execute automaticamente é uma página Web HTML.

O arquivo de texto plano pode se editar com o "Bloco de notas" (Notepad) de Windows. Localizado no menu de "Inicio >Todos os programas >Acessórios" (Start >All Programs >Accessories).

Há várias formas de configurar o arquivo de texto plano AUTORUN.INF
A seguir detalharemos as duas opções mais utilizadas.

OPÇÃO 1

Simplesmente deverá incluir as seguintes instruções:

[autorun]
open=start index.htm
icon=snazzie.ico

Esta opção mostra por uns segundos uma janela DOS que não costuma se ver muito bem pelos usuários.

OPÇÃO 2

Outra opção é utilizar em vez do shellexecute um ShellRun, definindo no arquivo AUTORUN.INF o seguinte:

[autorun]
open=ShellRun.exe index.htm Iniciando el CD...

Este exemplo AUTORUN.INF diz ao ShellRun que mostre a página Web chamada index.htm localizada no CD, enquanto o CD o carrega mostra em um pop up mais limpo que o da opção 1, a mensagem "Iniciando o CD..."

Se utilizar esta opção não deverá se esquecer de copiar o programa ShellRun.exe no diretório raiz de seu CD junto com o arquivo AUTORUN.INF.

Os usuários de seu CD ou DVD deverão ter ativada a opção AutoRun. Pode passar que por precaução ante os vírus, esta opção esteja desativada.

Não há maneira de forçar aos usuários a utilizar o AutoRun. É portanto uma boa prática proporcionar instruções de modo que os usuários saibam como iniciar o CD de forma manual, por exemplo especificando que devem abrir o arquivo index.htm em seu navegador. Estas instruções são também importantes para os usuários que não utilizam Windows.

Nos sistemas Windows NT4, 2000 e XP, só os administradores e Power Users podem utilizar o AutoRun.

Windows Vista por padrão mostra uma janela perguntando como se deseja correr o AutoRun software (ver imagem abaixo)


Notas
  • Windows associa um programa para a visualização de cada tipo de arquivos. Para o caso das páginas Web .HTM e .HTML, o programa que associará será o navegador utilizado pelo usuário.
  • Podemos proporcionar um ícone para visualizar o CD em "Meu PC" (My Computer) agregando a linha que define o comando icon ao arquivo .ICO
  • Pode utilizar uma série de "shell commands" para especificar umas ou mais entradas no menu que aparece quando o usuário usa o botão direito do mouse ao clicar sobre o ícone do CD. (Estes "shell commands" são suplementares do comando de abertura).
Este exemplo mostra como adicionar 2 entradas ao menu (leia-me - para abrir o arquivo LEEME.TXT no notepad, e Software list - para mostrar o arquivo HTML software.html):

[autorun]
...
shell\readme\command=notepad LEEME.TXT
shell\readme=Leia-me
shell\software\command=ShellRun.exe software.htm
shell\software=Lista de sofwares

Não se pode usar nenhum verb string, tampouco se deve deixar espaços depois de "shell\". Em uma linha, adiciona-se o "\command =" seguido pelo comando que se deseja fazer funcionar.

Na linha seguinte, adiciona-se "=" e o texto que desejar que apareça no menu. Coloque um caractere ampersand "&" antes do caractere de texto que desejar que se utilize como um atalho de teclado no menu.





Comentários do artigo
Foram enviados 3 comentários ao artigo
3 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato