Como criar as melhores Paletas de cor

Inspiração e criação de paletas de cor, junto com diversas ferramentas atuais que nos facilitarão a possibilidade de jogar e combinar com cores.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 18/11/13
Valorize este artigo:

Começarei com um "Não sou designer", essa frase mágica que nos desculpa quando falha a criatividade, um dom que nem todos nós possuímos. No entanto, como a muitos, gosto de revolver e tentar fazer coisas bonitas pela satisfação que dá estimular a veia artística. Assim vou tentar não desmerecer ao escrever este artigo sobre paletas de cores.

Uma paleta de cores, em inglês "palette", é simplesmente um conjunto de cores. Existem paletas de todos os tamanhos e para todos os fins, podemos usar o termo para nos referir às milhares de cores RGB (Red, Green, Blue) que um computador pode manipular, o variado conjunto de cores que uma imagem contém ou o limitado conjunto de cores utilizado para fazer um design , web ou convencional. É um conceito amplo, mas eu, geralmente, quando penso em uma paleta, imagino um número de cores reduzido que escolhemos por algum motivo, que combinam bem e que vamos utilizar repetidas vezes ao longo de um design.
Sobre a cor em si poderiam ser escritos livros inteiros. Dizem "para gostos, as cores", pois cada pessoa percebe as sensações que elas produzem de uma maneira diferente e lhe agradam umas ou outras combinações. No entanto, há algumas regras básicas que todos usamos como convenção. Por exemplo, não colocar fundos escuros em uma página corporativa de uma empresa, a não ser que ela se dedique a organizar eventos noturnos, por exemplo.

Paletas

Quando você se vê diante da tarefa de criar um web design, muitas vezes o mais difícil é começar e encontrar a inspiração que nos ajude a nortear nossos passos seguintes. Um bom modo de começar, muito fácil para qualquer pessoa, é simplesmente jogar com as cores criando uma paleta.
Trata-se de misturar umas cores com outras, para ver que impressões nos produzem, se expressam o que desejamos e casam com o objetivo do web site. Claro que cada desenho tem que comunicar algo concreto e segundo seu objetivo, aquilo que se deseje expor e as sensações que queiramos provocar nas pessoas que o vejam, umas cores serão mais adequadas que outras.

Nesse sentido, convém antes observar nosso objetivo, o cliente ou projeto para o que estamos trabalhando, e se informar ou imaginar quais são para ele as cores mais adequadas. Estudar um pouco os significados e usos de cada cor é importante.

Realmente é bonito brincar com as cores e está ao alcance de todo o mundo. Até os mais pequenos experimentam com as cores ao montar um "Lego" ou ao fazer suas primeiras pinturas. Porém, produzir combinações atrativas acaba, às vezes, sendo uma tarefa complicada. Para isso é bom ter presente algumas das regras básicas para escolher cores que se comportam bem entre si. Refiro-me a conhecer as cores complementares, análogas, triadas, etc. Tudo isto faz parte da teoria da cor e você pode vê-lo descrito em artigos como Tipos de color, ou os Contrastes de color. Se você desejar, pode consultar rapidamente uma infografia que esclarece bastante visualmente todos estes conceitos na Arte de la Combinación de Colores.

Certamente, depois de examinar estas referências você tenha mais facilidade para escolher sua paleta, mas se não for assim, talvez ajude buscar a inspiração através do trabalho de outras pessoas. O recurso que eu mais gosto para examinar o trabalho dos outros é ColourLovers e aí você pode encontrar paletas criadas por designers profissionais e aficionados que certamente te surpreenderão.

A imagem anterior corresponde a algumas das paletas que têm sido "adoradas" (loved) pelos visitantes do site.

Criar nossa paleta de cores

Pode ser que já saibamos onde queremos ir e tenhamos mais ou menos uma ideia sobre as cores que vamos usar ou o lugar onde vamos obter a inspiração, assim podemos tentar compor nossa própria paleta. Podemos fazer isso de muitas maneiras, mas se você desejar, pode dispor de algumas ferramentas que te facilitarão a vida e farão com que a construção de sua paleta seja um processo mais motivador.
De novo, as melhores ferramentas online estão em ColourLovers. Você pode usá-las tanto se está registrado como se não, salvo que se você se registra poderá salvar as paletas e o estado de construção das mesmas, editá-las mais adiante, etc. Ademais, a comunidade é muito interessante e logo que você experimente e publique coisas poderá começar a receber interações com outras pessoas, comentários ou "loves". Você poderá comentar também os trabalhos de outros e pedir que te expliquem como produziram seus trabalhos, para aprender, para dar alguns exemplos. É como uma rede social dedicada às cores.

Ferramenta básica:
Nos permite criar a paleta simplesmente selecionando as cores com a característica ferramenta de seletor de cor.

Ferramenta avançada COPASO:
É uma ferramenta completíssima para gerar as paletas de cores. Permite tirar das cores "associadas" como similares, análogas, complementares, triada, tétrade, etc. Ademais, podemos carregar uma foto e tirar delas com conta gotas as cores que desejemos. Vale a pena explorar um pouco esta ferramenta e experimentar vários de seus controles.

A partir de uma foto PHOTOCOPA:
Esta ferramenta não permite nada novo que você não encontre em COPASO. No entanto, tem uma integração com Flickr, de modo que você pode obter as cores de qualquer foto que esteja nesse serviço.

Extensões de Chrome

Você pode experimentar algumas extensões do navegador Google Chrome. Por exemplo, você tem:

Palette Creator:
Permite criar paletas a partir da seleção de cores. É muito parecida com a ferramenta simples de Colourlovers, mas com a vantagem que permite ver cores "similares" às que você vai escolhendo.

Page Colourizer:
Também não serve para muito, mas permite colorir web sites com paletas tiradas de Colourlovers, o que te pode dar uma ideia de como se veria uma web com diferentes jogos de cores.

Palette para Chrome:
Cria uma opção no menu contextual que permite gerar uma paleta de cores a partir de qualquer imagem que se encontre em uma página web. Simplesmente clicamos com o botão direito sobre a imagem e selecionamos a opção "Palette para Chrome".

Aplicações para dispositivos móveis

Se você tem um smartphone à mão, você pode usá-lo para gerar paletas de cores. Há algumas aplicações interessantes e gratuitas. Também há outras pagas que experimentei,

Real Colors para Android:
Basicamente te cria a paleta a partir de uma foto que você tire ou tenha em sua galeria. Depois permite editar cores e realizar outras funções. Tem uma versão gratuita e outra "pro" que é paga.

ColorSchemer para iPhone:
Dos criadores de ColourLovers, nos oferece ferramentas avançadas para a criação de paletas. Mais tarde podem ser publicadas em sua conta de ColourLovers.

Color Viewfinder para iPhone / iPad:
Não é tão impressionante e com tantas funcionalidades quanto ColorSchemer, mas tem um funcionamento que vale a pena conhecer e experimentar. Permite ver a paleta de cores do que se está vendo na câmera em tempo real. Ou seja, não se precisa tirar uma foto para obter a paleta, porque ela vai sendo atualizada à medida que vamos enquadrando coisas com a câmera.

Conclusão

Se você quiser experimentar ainda mais com outras ferramentas para a criação de paletas e gerenciamento de cor, pode dar uma olhada no artigo Combinar y trabajar con colores. Também poderá complementar esta informação com diversos aspectos sobre design em geral com o artigo Elección de la paleta para un sitio web, ou las Paletas de color seguras.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato