Como posicionar uma página Web. II Parte

Continuamos com a segunda parte deste interessante artigo que nos ajuda a posicionar bem nossa página web.

Por Pol Salvat


Publicado em: 28/1/08
Valorize este artigo:
3. Sitemaps

É importante criar um sitemaps para que Google ou Yahoo utilizem seu mapa para facilitar o rastrear de sua Web.
Há dois tipos de sitemaps, o mapa Web que é uma página do Web onde está o conteúdo segmentado por categorias para facilitar aos buscadores a encontrar seu conteúdo ou também gerar um sitemaps em arquivo para Google, Yahoo, etc.

Em mistrucos.net tenho o sitemaps em arquivos, um para Google e outro para Yahoo. Este arquivo contém todas as url's ativas de mistrucos.net. Você pode gerar o arquivo de muitas formas… Eu construí um executável que percorre o Web e cria o arquivo XML para Google e txt para Yahoo.

Página para criar uma conta e subir o sitemaps para Google:
http://www.google.com/webmasters/sitemaps/siteoverview?hl=es

Os arquivos sitemaps são atualizados semanalmente para que Google detecte que meu site é dinâmico com conteúdos novos.

4. Código do Web

Acho que é um dos pontos a ter em conta e que muitas vezes se descuida no posicionamento web.

Temas importantes:
Metas: São muito importantes para indexar bem sua página em buscadores. É importante que os metas contenham uma estrutura correta, por exemplo, que as keywords não sejam mais de 12. Ultimamente se começa a escutar que Google já desvia parte dos metas e se centra unicamente nos conteúdos da página Web.

Imagens: Toda imagem tem que ter o alt explicativo da imagem ou foto. Ademais, as imagens têm que estar totalmente otimizadas para o web site.

Divs: Não construir o site com tabelas, utilizar unicamente DIVS com CSS (Também dizem que Google adora os DIVS). O construir com divs permite muita versatibilidade na hora de construir, e outro fator mais importante é que a construção em divs e CSS permite criar uma construção baseada em CSS o que fará com que a página seja muito mais rápida e carregue antes.

Rewrite: Utilizar Rewrite nas urls e, a poder ser, realizar o rewrite com extensões htm ou html. Acho que se dá mais peso em resultados de busca de páginas que tenham a extensão html ou htm porque Google interpreta que não são páginas dinâmicas.

H1: utilizar as tags h1, h2, h3 no títulos.

Texto: Ao longo do texto, ir destacando em negrito aquelas palavras-chave do site que aparecem no conteúdo para oferecer mais peso.

Javascript: Tentar colocar o javascript no final das páginas (códigos de rastreio, javascripts para realizar validações…). Google lhe atribui importância às primeiras partes da página.

Utilizar listas: É importante utilizar listas (ul, li) nos menus e grades.

Código na criação HTML: Eu sempre tento reduzir parte do texto html, por exemplo, tirando espaços duplos, ajuntando código, reduzindo os nomes dos class="nomedeclasse"…

5.Outros

Largura de banda: Se tiver uma largura de banda meio justa, também pode aplicar a compressão da largura de banda. Os grandes sites utilizam a compressão para enviar menos tráfego. Se utilizar IIS aqui, anexo o manual para aplicar compressão com IIS
http://www.mistrucos.net/truco-windows-2003-server-compresion-http-iis-6-743_1.htm

Google Analytics: Google analytics é uma excelente ferramenta que permite dar estatísticas de seu site. Para utilizá-lo deve se registrar em Google Analytics, ativar a conta, e colocar o código em suas páginas Web para poder realizar o seguimento do tráfego.

É necessário ter alguma ferramenta para saber o que os usuários fazem na Web e, deste modo, poder ver onde a abandonam e o que lhes interessa mais.

Para finalizar, gostaria que este manual servisse para ajudar um pouco a todas as pessoas que se iniciam no mundo de como criar e posicionar um Web Site.

Desejaria continuar ampliando o manual, por isso peço que entrem em contato comigo para melhorá-lo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato