Como posicionar uma página Web

Alguns conselhos para posicionar melhor sua web.

Por Pol Salvat


Publicado em: 18/1/08
Valorize este artigo:
Em 8 de outubro de 2002 comecei com um projeto de banco de dados para armazenar todos aqueles truques informáticos que ia descobrindo, já que com o passar do tempo sempre os esquecia e me custava voltar a refazê-los.

Com o passar do tempo, não era suficiente tê-los em banco de dados, por isso montei um site html (totalmente tedioso de atualizar).

Logo, a passei a php, para agregar dinamismo e assim poder ser mais ágil na produção. Em março de 2005 migrei a aplicação a asp.net e comprei o domínio http://www.mistrucos.net

Em abril de 2006 tinha 450 visitas diárias. Começava a ser muito interessante o tráfego diário que tinha, e o conteúdo do Web havia crescido muito no último ano.

Durante um ano estive preparando um bom conteúdo, já que é vital poder oferecer algo interessante e que ajude à comunidade.

Era o momento de apertar, e posicionar meu site nos buscadores (que estava muito mal posicionado). Era incapaz de localizar minha página por resultados de buscas.

Estes são os passos que fui dando para conseguir um Page Rank 5 e estar posicionado na primeira página de Google, Yahoo e Msn:

1. Definição das palavras com as que você quer sair indexado

Quando me propus indexar mistrucos.net em Google queria sair nos primeiros resultados pelas palavras: mistrucos, trucos windows, trucos asp.net, trucos programación… Então, não conhecia Google Trends .

O que é Google Trends? Google Trends é uma ferramenta excelente para ver as tendências das pessoas nas buscas que se realizam em google (http://trends.google.com).

Quando conheci Google Trends comecei a examinar aqueles critérios de palavras-chave pelas quais queria sair indexado e bem posicionado. Cometi um erro, para que queria sair indexado por "mistrucos" e por "trucos programación" se existiam tendências maiores dos usuários?

Atualmente esta é a tendência que utilizo para mistrucos.net http://google.com/trends?q=trucos%2C+trucos+windows%2C+tutoriales%2C+manuales&ctab=0&geo=all& date=all&sort=0


Não faz falta dizer que utilizo majoritariamente a palavra "trucos" em mistrucos.net.

Google:


Yahoo:


MSN:


Nota: Neste primeiro ponto, gostaria de destacar que se ainda não tiver o domínio comprado, é o momento de definir seu nome para que o texto contenha a palavra--chave inicial com a que deseja sair posicionado nas primeiras páginas. Por exemplo, mistrucos.net incorpora a palavra trucos.

2. Links de outras Web

Uma vez que tiver definidas corretamente as palavras pelas que quer sair indexado é o momento de começar a trabalhar. Atualmente, Google dá muita importância os links que apontem ao seu Web e, ademais, que os links tenham as palavras-chave pelas quais quer sair indexado nos buscadores (no meu caso, o intercâmbio de links eu o realizo com as palavras "trucos" ou "trucos Windows").

O que é um intercâmbio de links?

Basicamente, é a maneira como as pessoas linkam ao seu site e vice-versa. O intercâmbio de links é uma pequena máfia. Enquanto estiver com Page Rank 0, com poucas visitas, ninguém vai lhe querer. Ninguém quer linkar com você. Além disso, você envia centenas de e-mails aos webmasters e as pessoas nem respondem. É uma tarefa desagradável e custosa, e requer bastante paciência.

Com o tempo, pouco a pouco você vai criando uma boa lista de links, e isso vai melhorando progressivamente Page Rank ao Web. Quando tinha Page Rank 2 atacava aos webmasters que tinham Page Rank 3… Nunca tentei com Page Rank 0 entrar em contato com alguém de Page Rank 5 porque sabia que não me responderiam.

Como curiosidade, guardo todos os e-mails que fui enviando… Este foi o meu primeiro e-mail:


Atualmente, mistrucos.net tem um Page Rank 5 (porém, continuo buscando links para aumentá-lo…).

Outra prática que utilizei, porém não é tão elegante, foi postar em fóruns com a assinatura de meu próprio web (e funcionou…) Evidentemente, tudo que foi postado era de caráter significante e de fóruns da temática de mistrucos.net.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário revisado:
Por: Anisio Lins de Oliveira
08/2/08
Parabéns pelo artigo, para os desenvolvedores iniciantes é dificil tomar decisão sobre qual o melhor local e provedores para fazer divulgação,
Obrigado pelas dicas aguardo outros artigos.

Anisio

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato