Como rentabilizar um weblog

As estratégias para rentabilizar um weblog, com enfoque pessoal, são diferentes que as utilizadas para outro tipo de webs mais comerciais.

Por Leonardo A. Correa


Publicado em: 04/9/07
Valorize este artigo:
Se você é um escritor sério e dedicado de um blog, tem muitas possibilidades de rentabilizar seu trabalho. Sempre e quando possua uma boa quantidade de leitores diários do que você escreve a cada dia.

A maioria dos bloggers (escritores de blogs) optou por não utilizar serviços publicitários do tipo ad-sense. Muitos pensam que utilizar estes sistemas faz desacreditar a qualidade do design e do conteúdo do blog. Da mesma forma, muitos alegam que é um abuso por parte do dono do blog incorporar um sistema publicitário. Esta forma de pensar de muitos, levaram a estas blogs a uma zona totalmente isolada das formas tradicionais de comércio eletrônico e as converteu em ferramentas pouco usuais para aqueles que querem rentabilizar seu trabalho na web.

Entretanto, existem weblogs que recebem centenas ou até milhares de visitas diárias e não somente isto, e sim que parece que os blogs influenciam de maneira positiva nos hábitos de seus leitores.

E como é isto? Bom, suponhamos que você tem um blog que fala sobre as últimas tecnologias, seja tanto em áudio, informática, dvd, celulares, etc. Um inversor ou comerciante destes produtos, ou até o fabricante direto, irá querer se aproveitar de sua influência sobre determinado grupo de pessoas, que até pode ascender a milhares de usuários. Para isso, pode desejar que, diretamente ou indiretamente, dedique um ou mais post a determinado artigo ou produto. Embora o usuário talvez só veja o post como uma informação atual mais sobre o que sempre falou o blog, agora o blogger poderá iniciar a rentabilidade de seu blog.

Se a concorrência do inversor vê que este aposta a determinado blog, irá querer aproveitar esta ferramenta também e contratará os recursos comerciais que oferece seu trabalho.

Parece fácil se nosso blog for muito conhecido e gozar de muitas visitas. Isto é uma grande verdade, mas o sistema de comercialização de um blog não difere muito do de uma web completa. Tudo leva seu tempo e demanda certa inversão econômica, e requer especialmente de que existam muitos usuários que consultem a informação publicada.

É muito fácil dizer: "Conseguir a maior quantidade de visitas possíveis", porém, como conseguir isto?

Os blogs apresentam uma terrível vantagem sobre as web tradicionais, normalmente os blogs não estão concebidos com motivos comerciais, e sim, com motivos pessoais, portanto é sensivelmente mais fácil conseguir com que um blog linke a outro blog. Não existe competência e às vezes nem se pensa no posicionamento.

Além disso, existem vários diretórios de blogs por cada país, neles além de oferecer recursos para a "blogosfera", permitem carregar seu blog gratuitamente, com isto é muito provável que ganhe muitas visitas.

O que mais recomendo é o intercâmbio de links e escrever coisas realmente úteis. Lembremos que a temática de um blog é determinante para sua rentabilidade.

Alguns temas que podem ser relevantes:
  • Blog de Software
  • Blog de Tecnologias celulares
  • Blog de Design Gráfico
  • Blog de Tecnologias de áudio
  • Blog de Hardware
  • Blog de Turismo
  • Blog de Críticas de Cinema
  • Blog Sobre Música (Moderna)
Você mesmo poderia citar muitos outros temas se simplesmente entende o princípio da comercialização das web; "Gerar Recursos em base a uma temática que seja comerciável".





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato