Configurar um pincel de Photoshop

A ferramenta de pincel de Photoshop pode ser configurada para oferecer infinitas opções que deixarão nossos desenhos mais vistosos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 01/10/08
Valorize este artigo:
No artigo anterior de nosso manual Workshop de Photoshop explicamos como criar nossos novos pincéis personalizados. Agora vamos explicar a maneira de configurar nossos próprios pincéis, ou qualquer um que tivermos em nosso Photoshop.

O assunto é bem simples. Trata-se de utilizar a janela de pincéis, que tem uma série de opções interessantes, umas mais úteis que outras, para dar uma personalização interessante aos resultados. Para ver esta janela de configuração de pincéis, fazemos o seguinte:

1) Com a ferramenta de pincel selecionada, marcamos o pincel com o qual queremos trabalhar.

2) Logo, apertamos o botão "Trocar paleta pincéis", que podemos ver assinalado na seguinte imagem.


3) Aparecerá uma janela onde podemos definir as opções de trabalho com o pincel. A janela tem este aspecto:


Agora podemos jogar com as distintas opções da paleta de pincéis que oferece diversas configurações que podem ser muito interessantes. Ao mesmo tempo que vamos mudando as opções, na parte de baixo nos mostra uma amostra de como ficaria nosso pincel ao aplicá-lo em cada momento.

Nesta paleta de pincéis veremos uma série de opções de modificação do pincel, que podemos selecionar ou tirar a seleção clicando o checkbox correspondente. Além disso, clicando em cada uma das distintas opções, acessaremos a um formulário onde se pode alterar o comportamento de cada uma com distintos parâmetros.

Prática de configuração de um pincel de gramado

Criamos um pincel que imita uma grama ou gramado. Talvez não seja o melhor pincel de gramado que poderíamos ter criado, porém servirá para nosso exemplo. O aspecto deste pincel é o seguinte:


Para criar a partir deste arquivo um pincel há que fazer dois passos que foram descritos anteriormente no artigo Criação de pincéis com Photoshop.

Se utilizarmos o pincel tal qual, o efeito de gramado não será conseguido direito. Por exemplo, seria assim:



Agora também, o gramado nunca é tão homogêneo e a cor tampouco é sempre exatamente o mesmo verde. Porém, a paleta de configuração do pincel pode nos ajudar bastante com umas simples alterações.

Dinâmica de forma: A grama não tem sempre a mesma forma nem a mesma inclinação. Por isso, nesta opção de pincel podemos modificar diversos parâmetros para que cada vez que se coloque um pouco de grama, esta seja um pouco diferente que a anterior.

Dispersão: A grama tem certa dispersão. Não está colocado de maneira linear. Tampouco queremos que a dispersão seja muito marcada, porque um gramado bem cuidado deve ser também um pouco homogêneo.

Dinâmica de cor: Queremos que o gramado seja verde, porém nem sempre o mesmo tom de verde. Por isso, através da opção de pincel dinâmica de cor podemos alterar parâmetros como o tom ou o brilho para que mude um pouco cada ramo de grama. Faremos com que o brilho varie bastante e um pouco o tom.

Com estes três valores, mais o suavizado, que aparece selecionado por padrão desde o princípio, podemos observar como o aspecto de nosso gramado mudou bastante e agora é um pouco mais realista.



Este pincel de gramado nos serviu para aprender a configurar um pincel de Photoshop. Aceitamos que o resultado não é de um realismo extraordinário, porém nos serviu para a prática. Recomendamos que vocês mesmos provem as distintas opções de configuração de pincéis de Photoshop.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato