Conselhos para fazer RSS atraentes

Alguns conselhos interessantes para melhorar os RSS, algo que seus usuários inscritos agradecerão e trarão mais visitas e relevância ao seu website.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 29/12/09
Valorize este artigo:
Realizamos uma lista de conselhos que ajudarão a melhorar seus feed RSS, enfocados especialmente em melhorar os próprios conteúdos RSS e a experiência de usuário na hora de consumir seus conteúdos através deste canal de inscrição.

A idéia é produzir RSS melhores e mais atraentes, para satisfazer aos usuários inscritos atuais e conseguir que prestem maior atenção aos conteúdos que publica. Ademais, esta receita servirá também para conseguir mais inscritos e conseguir maior impacto de seus esforços de publicação.

Para os que caiam de pára-quedas neste artigo, cabe comentar que se publicou dentro do Manual de RSS de CriarWeb.com, no qual explicamos o que são os RSS e como dispor deles em seu próprio site.

1.- Produzir um conteúdo interessante
Como se dizia antes, o conteúdo é o principal. Agora na web encontraremos muito mais que conteúdo interessante, já que constantemente se publicam serviços muito interessantes para o ócio e o trabalho on-line. Porém, os RSS continua sendo um mecanismo para publicar exclusivamente conteúdo, ou seja, texto, fotografias e até áudio e vídeo nos podcast. Sendo assim, um conteúdo útil e original é a melhor ferramenta para conseguir captar o interesse.

2.- Publicar diariamente
Publicar conteúdos em sua web ou blog e portanto, em seus RSS, é uma tarefa que se tem que fazer com certa assiduidade, na medida de suas possibilidades, para criar o hábito de consulta em seus visitantes. Seus leitores irão se acostumando ao seu ritmo de publicação, porém sempre é bom que publique conteúdos uma vez por dia, para que tenham o costume de se conectar aos seus feed todos os dias, para ver o que há de novo.

3.- Direto ao ponto
As pessoas costumam ter muitas inscrições em diversas fontes. Às vezes, um inscrito de RSS pode experimentar inclusive certa saturação diante da quantidade de fontes de informação, o que provoca muitas vezes que tenha muito material ao que pode prestar pouca atenção. Sendo assim, convém deixar bem claro o que é que se vai tratar em um post, desde o princípio do artigo, para ajudar ao usuário a saber se lhe interessa ou não, ao mesmo tempo que faz com que seu meio seja mais facilmente assimilável.

4.- Colocar o texto completo de seus RSS
Os usuários agradecem que nos RSS se coloque o conteúdo inteiro do post. Talvez isso, fará você supor que estará perdendo visitas, já que os usuários não acessarão para ver o artigo em sua web. Porém, nada mais longe da realidade, visto que, se não der o texto completo os leitores, talvez afinal prefiram ver as notícias RSS de outras fontes, que sim ofereçam os post completos. No texto do RSS pode colocar links ao seu artigo, como as etiquetas de temas, o link para comentar a notícia, ver outros comentários publicados, etc. Estes links podem lhe ajudar a redirecionar mais tráfego a sua web.

5.- Manter uma temática
O que muito abarca, não pode apertar, diz o ditado com razão. Porém, é que na web o público é muito especializado, já que há blogs e páginas sobre todas as temáticas imagináveis. Certamente, seu website terá uma temática concreta, portanto seu inscritos esperarão que faça chegar sempre conteúdos dentro dela e qualquer outro assunto em seu post pode distrair e até provocar rejeição de seu público.

6.- Utilizar títulos com gancho
Os títulos devem incitar à leitura. Geralmente nos leitores de RSS temos o título da notícia e se nos interessa, clicando, obtemos o texto completo da entrada RSS. Sendo assim, em um princípio tem unicamente o título de seu post para captar a atenção e entar que o usuário clique para se interar melhor do que está falando. Não exagere tampouco no tamanho do título, já que por compatibilidade com todos os leitores se recomenda usar um máximo aproximado de 75 caracteres.

7.- Provocar polêmica e dar opinião
Sempre é bom que os usuários participem no site, enviando seus comentários, sugestões, correções, etc. Isso provocará uma sensação de comunidade de participantes e trará dinamismo e valor adicional aos seus conteúdos. Uma boa ferramenta para incitar a participação é a polêmica e nos casos em que for possível, deixar uma opinião pessoal sobre o assunto. Assim, outras pessoas poderão opinar, comentar e por sua vez, provocar os comentários de outros usuários.

8.- Utilizar outros conteúdos do texto
Nos conteúdos RSS pode colocar imagens, links, cabeçalhos, estilos, etc. Inclusive vídeo e áudio. Portanto, para marcar uma diferença, sempre é bom oferecer um conteúdo enriquecido que traga um valor adicional ao próprio artigo. Outra possibilidade, embora seus post não tenham imagens, é colocar seu logotipo como imagem do post, o que ajudará a potencializar sua marca e se diferenciar de outros feed RSS.

9.- Validar seu feed
Para estar certo de que a sintaxe de seu RSS é correta, pode validá-la em um serviço como Feed Validator

10.- Usar Adsense para feeds para ganhar dinheiro
Já que fez uns RSS de qualidade para seus usuários, você pode inserir anúncios publicitários de Adsense neles, com o qual se ganha um pouco de dinheiro e rentabiliza seus esforços.

Com tudo o que foi comentado, espero ter dado alguma idéia para melhorar os RSS de seu website. Agora também, tenha em conta que o sucesso final de seus RSS é que tenham um conteúdo de qualidade, que valha a pena para os leitores. No seguinte artigo, darei outra série de pontos que considero interessantes idéias para conseguir aumentar o número de inscritos aos seus RSS.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato