Contornos mistos

Elementos de design: contornos mistos, que são os que estão compostos por vários tipos de contornos.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 20/8/07
Valorize este artigo:
Mediante combinações dos elementos básicos e contornos anteriores, pode-se construir todas as formas imagináveis, cada uma das quais terá umas propriedades dependentes das partes que a formam, de sua orientação, de seu tamanho, de espessura do traço limite, de sua cor e de sua localização.


Há que ter em conta, em qualquer caso, que o predomínio da referência horizontal-vertical dá uma sensação de equilíbrio, enquanto que o domínio da direção diagonal aporta instabilidade.


Os contornos mistos são muito usados nas páginas web, as que aportam variedade no design e definição de espaços de informação, rompendo a monotonia visual das formas retangulares puras.

O único inconveniente é que as linhas curvas se devem implementar mediante imagens, geralmente em formato GIF, que se podem incluir como seções curvas nas células extremas de uma tabela ou como imagens completas em uma camada, sobre a que se situa outra camada com o texto.


Também é possível inclui-las como arquivos SWF (Macromedia Flash), que aportam grande definição às zonas curvas, sem produzir efeitos de escala, al ser tratadas como gráficos vetoriais. O inconveniente é então a atualização dos conteúdos textuais, já que para isso faz falta acessar o arquivo FLA fonte do gráfico.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato