Contratar um hosting para balancear carga de servidores

Uma experiência para distribuir vídeos com um pico massivo de usuários. Como realizar de uma maneira barata e simples um balanceamento de carga dos servidores, para que o download de vídeos não deixe a página congestionada.

Por Luis Almeida


Publicado em: 17/12/08
Valorize este artigo:
Vou explicar uma experiência com nossa empresa de cursos on-line, Aula Formativa. Realizamos uma série de cursos em vídeo, muito mais cômodos de seguir e de aproveitar que os tradicionais com texto e imagens.

Estes vídeos ocupam muito espaço em bytes e por isso, são muito pesados para transferir pela Internet. Não seria um problema se o número de usuários que baixassem os vídeos fosse limitado, porém às vezes um servidor não é suficiente para suportar a carga, por muito potente que seja.

O problema, como dizia, vem quando muitos usuários tentam baixar os vídeos ao mesmo tempo. Nós, de vez em quando damos de presente alguns vídeos com cursos que nossa empresa realizou, para que os interessados em aprender com vídeo possam provar nosso sistema e observar a capacidade didática que têm.

Às vezes, enviamos o presente a milhares de pessoas de uma só vez. Não quer dizer que todas estas pessoas tentem baixar os vídeos ao mesmo tempo, porém imaginem o atraente que pode ser este presente para as pessoas que estejam buscando material para aprender.

Durante um tempo tivemos problemas porque muitas pessoas tentavam baixar os vídeos e lamentavelmente, por mais potente que fosse o servidor, ficava congestionado até que o pico de downloads diminuía o suficiente como para que um servidor pudesse atendê-lo. Isto gerava um desconcerto lógico entre as pessoas que tentavam visualizar os vídeos, porque não podiam acessar ao presente que havíamos prometido.

Agora quero explicar a novidade técnica que coloquei recentemente para evitar os problemas de carga do servidor.

Segundo meus dados estatísticos durante um fim de semana se baixaram do servidor 1052 GB de dados! Como podem imaginar, se tivesse posto os vídeos só através de meu servidor por mais dedicado que este fosse, teria "explodido" aos 10 minutos.

As pessoas não poderiam baixar os vídeos e a grande maioria não teria podido entrar na página porque iria muito lenta....

As últimas 2 vezes não tivemos problemas, porque fiz vídeos e os publiquei em youtube.com. Este site, como a maioria saberá, permite publicar vídeos para compartilhá-los entre os visitantes de youtube.com. Porém, desta vez isso era impossível porque os vídeos que oferecia estavam realizados a umas dimensões de tela quase o dobro do que youtube permite.

Portanto, se tivesse redimensionado os vídeos e publicado em youtube.com, se veriam tão pequenos que perderia toda credibilidade.

A solução ao problema de carga dos servidores

Depois de mais de 24 horas seguidas de trabalho buscando e provando todo tipo de alternativas on-line e off-line, não encontrava uma solução efetiva.

Afinal, me lembrei de uma conversa que tive sobre este tema com um grande amigo meu e um dos sites que saiu na conversa era: cachefly.com

Então, entrei em sua página e comecei a ler toda a informação que dava seu serviço para ver se se adaptava ao que eu estava buscando.

Esta empresa, tem servidores "em cadeia" para dividir a banda larga de forma automática. Ademais, tem espalhados por todo mundo e de forma inteligente, se houver uma petição de download de vídeos desde Argentina, o manda ao servidor mais próximo.

Graças a esta tecnologia, a página funciona bem e rápida. Todo mundo está baixando os vídeos sem problemas e não recebi nenhum e-mail do tipo: "Olha, não posso entrar na página" ou... "os downloads são lentíssimos..."

A brincadeira me custou uma bonita quantidade de dinheiro.

No momento de escrever este artigo, a opção Premium que era a que mais se adaptava a minhas necessidades me saiu por 299 dólares por mês. (O bom é que tem 30 dias para provar o serviço sem custo algum, por isso você mesmo decide se este serviço cobre ou não as necessidade de sua empresa na Internet)

Este serviço Premium inclui 1200 GB contratadas de banda larga e 0,20 $ por cada giga adicional. Ao ritmo que vão os downloads suponho que se chegará rapidamente ao topo contratado, por isso a partir de amanhã terei que pagar a "multa" adicional por excesso de banda larga.

Porém, mais que um gasto adicional, considero um investimento inteligente e rentável, já que ganhamos em credibilidade e em imagem para nossa empresa. Melhoramos o serviço de distribuição de seus produtos multimídia, e sem dúvida agora chegamos a muito mais gente que antes.

O que mais gostei foi a simplicidade e rapidez que é utilizar este serviço.

Basicamente em menos de 5 minutos, você pode se inscrever no serviço e automaticamente recebe as senhas de acesso em seu e-mail para começar a fazer uploads de arquivos por FTP ao seu servidor web.

É uma solução aceitável?

Eu acredito que sim. Pelo menos para nós foi.

Se tiver muitas visitas em sua web e "problemas de sobrecarga em seu servidor" cachefly.com é uma solução mais que aceitável para empresas e profissionais da Internet.

Os usuários nem se interam, simplesmente baixam os vídeos rapidamente e sem erros e não notam que o servidor que lhes atende cada vez é um distinto. Ou seja, é um processo totalmente transparente e o servidor funciona perfeitamente.

A imagem da empresa melhora consideravelmente com uma solução deste tipo. Por isso, o investimento necessário por este serviço está totalmente justificado. É uma solução profissional realmente eficaz :)





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato