Criação de uma aplicação Windows

Introdução à criação em .NET de aplicações em ambiente de janelas, chamadas geralmente aplicações Windows.

Por Francisco Recio e David Provencio


Publicado em: 12/5/08
Valorize este artigo:
A criação de aplicações Windows sempre foi uma tarefa complexa devido à dificuldade de ter que criar uma interface gráfica que interaja com o usuário. Os Formulários de Windows (Windows Forms) de .Net permitem a criação de aplicações de interface gráfica de forma simples. .Net proporciona um amplo conjunto de controles como botões, caixas de texto, etiquetas, etc. que, unidos à completa biblioteca de classes de .Net, torna possível o desenvolvimento de aplicações em pouco tempo.

Nos seguintes exemplos se usou Visual Studio.Net, não obstante, é possível criar aplicações Windows com um simples editor de texto e uma ferramenta de compilação compatível com o CLR de .Net Framework. Visual Studio.Net admite desenhar a aplicação de forma visual, permitindo em cada momento acessar ao código gerado e servindo ademais como ferramenta de compilação e depuração.

Para começar uma nova aplicação, se executa Visual Studio e se seleciona Novo Projeto, onde aparecem os diferentes tipos de aplicações que se podem realizar com cada linguagem, selecionando neste caso Aplicação para Windows. Uma vez introduzido o nome da aplicação e a rota onde se localizará se clica Aceitar.


Fig 1. Janela de criação de novo projeto.


Nos seguintes exemplos se mostra como criar uma aplicação baseada em formulários nas duas linguagens mais comuns, tanto para Visual Basic .Net como para C#, deixando ao leitor a escolha da linguagem que lhe pareça mais próxima.

Depois de ter criado o projeto, se dispõe de uma aplicação completa que pode ser executada. Isto pode ser realizado no menu Depurar pulsando no elemento Iniciar (Tecla F5) o que executará diretamente a aplicação dentro de Visual Studio.Net. Veja o código criado até agora:

VB.NET
Public Class Form1
      nbsp;   Inherits System.Windows.Forms.Form

      + " Código gerado pelo designer de Windows Forms "

      Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

      'escreva aqui seu código.

      End Sub

End Class

Se se optou por C# pode-se comprovar que o código é muito parecido, embora seja algo mais extenso já que a iniciação por padrão está situada fora da região do código que o designer vai gerando automaticamente.

No código gerado, o formulário 'Form1' é uma classe que provém mediante a palavra chave inherits (heredar) do espaço de nomes System.Windows.Forms.Form pertencente à biblioteca de classes de .Net. As aplicações desenvolvidas com .Net utilizam a biblioteca de classes incluída no Framework de .Net que proporcionam um conjunto de funcionalidades pré-fabricadas que facilitam o desenvolvimento. Esta biblioteca de classes está organizada em espaços de nomes dependendo de sua funcionalidade.

Todas as linguagens incluídas em .Net estão orientadas a objetos, seguindo esta metodologia o formulário 'Form1' se declara como uma classe. Como se verá mais adiante, isto facilita o acesso aos métodos e propriedades do formulário e dos controles que se incluam ao tratar a cada elemento como objetos independentes.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato