Criação de classes em VB.Net e C#

Explicação da criação de classes e objetos nas duas principais linguagens da plataforma .Net.

Por Francisco Recio e David Provencio


Publicado em: 15/4/08
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Para explicar a criação de classes usaremos um exemplo simples baseado em uma classe principal "bicicleta".

Para criar uma classe devemos definir suas propriedades e seus métodos, neste exemplo se usam os seguintes termos como propriedades da classe bicicleta: Modelo, Preço, NumeroDeVelocidades e Velocidade; como métodos da classe se usam: Acelerar(km) , Frear() e ConsultarVelocidade().


VB.NET
Public Class Bicicleta
    Public Modelo as String
    Public Preco as Double
    Public NumeroDeVelocidades as Integer
    Private Velocidade as Integer

    Public Sub Acelerar(ByVal km As Integer)
       Velocidade = Velocidade + km
    End Sub

    Public Sub Frear()
       If Velocidade > 0 Then
          Velocidade = Velocidade -1
       End If
    End Sub

    Public Function ConsutarVelocidade() As Integer
       Return Velocidade
    End Function
End Class

C#
Class Bicicleta
{
    public string Modelo;
    public double Preco;
    public int NumeroDeVelocidades
    private int Velocidade

    public void Acelerar(int km)
    {
       Velocidade = Velocidade + km;
    }

    public void Frear()
    {
       if (Velocidade > 0)
       {
          Velocidade = Velocidade - 1;
       }
    }

    public int ConsultarVelocidade()
    {
       return Velocidade;
    }
}


Nossa classe bicicleta consta de várias propriedades e métodos, as palavras Private e Public definem a possibilidade das propriedades, funções ou sub-rotinas. A definição de uma propriedade ou método de tipo privado indica que só poderá ser usada dentro do código da mesma classe, se criássemos um objeto de tipo bicicleta, as especificações da classe não nos permitiriam acessar à propriedade velocidade para consultá-la ou modificá-la, já que está definida como privada. Em troca se podem usar as sub-rotinas Acelerar() e Frear() já que são de tipo Public, e desde dentro delas se interage com as propriedades privadas, com isto conseguimos encapsular o código e tornar acessível só aquele que quisermos.

Uma vez construída a classe já se podem instanciar objetos da mesma.


VB.NET
Dim objBicicleta as Bicicleta = New Bicicleta

Dim VelocidadeAtual as Integer

objBicileta.Modelo = "Montanha"
objBicicleta.Preco = 200
objBicicleta.NumeroDeVelocidades = 21

objBicicleta.Acelerar(5)
objBicicleta.Frear()

VelocidadeAtual = objBicicleta.ConsultarVelocidade

C#
Bicicleta objBicicleta = new Bicicleta();

int VelocidadeAtual;

objBicicleta.Modelo = "Montanha";
objBicicleta.Preco = 200;
objBicicleta.NumeroDeVelocidades = 21;

objBicicleta.Acelerar(5);
objBicicleta.Frear();

VelocidadeAtual = objBicicleta.ConsultarVelocidade();


Após a criação do objeto objBicicleta a partir da classe, se podem modificar os valores das propriedades de tipo Public, e chamar aos métodos de tipo Public.

No exemplo se chama aos métodos Acelerar(5), passando-lhe o número de km que queremos acelerar através do parâmetro "km" que está definido na sub-rotina.

Logo, se chama ao método Frear() que decresce em uma unidade o valor da propriedade Velocidade.

Por último se usa a função ConsultarVelocidade(), que retorna o valor da propriedade Velocidade para introduzi-lo na variável VelocidadeAtual.






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