Criação de diretórios virtuais em Apache

Um diretório virtual é um diretório que se encontra em um diretório diferente do que se mapeia na URL. Como criá-los em Apache.

Por Carlos Cuenca Díaz


Publicado em: 18/1/08
Valorize este artigo:
Esta diretriz só se encontra dentro do arquivo de configuração httpd.conf, e se trata a parte neste capítulo devido a sua importância.

Alias

Permite a definição de diretórios virtuais, um diretório virtual é um diretório que se encontra em um diretório diferente do que se mapeia na URL. O diretório virtual não tem porque se encontrar dentro da árvore de diretórios que se cria a partir de DocumentRoot, e sim que se pode encontrar em qualquer outra localização, inclusive se poderia encontrar em outro servidor distinto.

Por exemplo, wuando se escreve www.criarweb.com/manual/php a pasta php não tem que se encontrar necessariamente dentro da pasta manual, que por sua vez está dentro da pasta raíz Criarweb, e sim que pode estar em uma localização diferente, e fora da árvore de subdiretórios da diretriz DocumentRoot

Sintaxe:
Alias nomeFicticio localizacaoReal

Exemplo:
Alias /manual/php "c:\php"

- o diretório php não se encontra dentro do diretório manual dentro da pasta documentRoot, e sim na pasta c:\php.

Por padrão, vêm criados dois redirecionamentos com Alias.
- Icons: para estabelecer a pasta onde se encontram os ícones que utilizará o Apache para mostrar o conteúdo dos diretórios, e
- Manual: que aponta à pasta onde está instalado o manual do Apache no caso de tiver escolhido a opção durante a instalação.

AliasMatch

A utilidade desta diretriz é idêntica à da diretriz Alias, a única diferença é que como Alias utiliza expressões padrão regulares para especificar a URL que se vai mapear.

Sintaxe:
AliasMatch Expressão regular localização






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor
Carlos Cuenca Díaz
Consultoria Informática

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato