Criação e gestão de artigos em Joomla

Veremos como se criam e se gerenciam os artigos com Joomla.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 04/2/10
Valorize este artigo:
Para seguir vendo as diferentes opções de nosso painel de controle com Joomla vamos publicar e gerenciar um artigo, vendo as distintas possibilidades que temos para isso.

Criação do artigo

Nesta seção podemos criar nossos artigos de uma forma rápida e simples graças ao editor WYSYNG que tem instalado.

Temos somente que lhe dar um título, um apelido, dizer em que seção queremos que apareça e se queremos que se publique diretamente ou não. Ademais, podemos atribuir-lhe diretamente uma categoria.

Uma vez escrito o artigo, passamos às opções que aparecem à direita. Aqui podemos realizar bastantes operações:

Parâmetros do artigo: aqui podemos atribuir um autor, um nível de acesso e decidir o tempo que estará publicado tal artigo.

Parâmetros avançados: aqui as opções são muitas, porém todas encaminhadas a mostrar ou ocultar dados na publicação do artigo.

Informação de meta dados : aqui podemos adicionar uma descrição, umas palavras-chave, etc.

Ademais de tudo isto, o editor nos permite adicionar paginação a nossos artigos, isto será interessante se se trata de artigos longos.

Uma vez que tivermos tudo, salvamos ou clicamos em aplicar, e automaticamente nos aparecerá o artigo em nossa listagem dentro da zona de gestão de artigos.

Gestão de artigos

A gestão de artigos é ao meu entender a mais importante dentro da gestão de uma página web, já que realmente é o que vai dar vida a nossa web.

O aprender a manejar Joomla pode resultar um pouco complicado, mas uma vez que nos situamos e vemos as distintas opções veremos que é realmente funcional.


Bom, como comentávamos anteriormente, estamos diante de uma listagem com os artigos que temos em nossa web. Em tal listagem se mostra toda a informação necessária para administrá-los. Em primeiro lugar, nos aparece o nome do artigo com um link que se o clicarmos nos levará à zona de edição de tal artigo, a seguir nos aparece um pequeno ícone que nos informa se nosso artigo está publicado ou não, se o clicamos podemos publicá-lo ou "despublicá-lo" segundo este.
Vamos esclarecer que o resto de ícones que nos aparece na listagem funciona igualmente, ou seja, ao clicá-los vamos mudando aos distintos estados permitidos para cada opção.

Seguimos com o ícone de página principal que nos indica se esse artigo se mostra ou não no portal.
Logo, nos chega a ordem, que iremos dando dependendo da seção a qual pertença.
A seguinte informação que nos aparece é a de acesso que nos dirá o nível de visibilidade do artigo. Seguidamente aparece a seção e a categoria, se clicarmos em ambos nos levará à edição da seção ou categoria que aparece na listagem. O mesmo sucede com o autor.

Por último, aparece informação sobre a data de criação, as impressões do artigo e id do mesmo.

Já nos botões de cima, podemos ver que temos 11 botões dos quais cabe destacar os seguintes:

Arquivo
Salva um artigo, porém não nos deixa fazer nada com ele até apertarmos o botão de "desarquivar".

Mover
Permite-nos mudar de seção ou categoria um artigo.

Copiar
Permite copiar artigos a outras seções ou categorias.

Preferências
Permite modificar as preferências por padrão dos artigos, ou seja, como antes víamos nos parâmetros avançados, pois estas opções são as mesmas, mas para aplicar a todos os artigos por padrão, a não ser que modifiquemos os parâmetros avançados anteriormente citados.

Com isto creio que não deixo nada pendente e damos por finalizada a seção de gestão de artigos.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato