Criar arquivos PDF com OpenOffice

Como criar arquivos PDF facilmente com o editor de textos de OpenOffice.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 22/3/10
Valorize este artigo:
Estou provando a maneira mais interessante de criar arquivos PDF, para gerar os downloads de manuais de CriarWeb.com com um formato mais personalizado e vi que OpenOffice é a ferramenta que mais se ajusta as minhas necessidades. Sendo assim, decidi escrever este artigo para compartilhar minhas experiências com os leitores.

Darei uma simples análise da ferramenta "Exportar a PDF" de OpenOffice e das vantagens que encontrei com respeito a outras soluções que utilizei no passado.

Começarei dizendo que antes utilizávamos uma impressora PDF para gerar os downloads de manuais. Por meio destas impressoras, com o comando imprimir de qualquer programa, podemos inverter o conteúdo de qualquer documento a um arquivo PDF. O resultado é interessante e sobretudo útil porque serve para qualquer programa que permita imprimir documentos, porém tinha alguns detalhes que não me convenciam totalmente.

Nota: As impressoras PDF as quais faço referência estão comentadas em outros artigos publicados anteriormente:
1.- Queria fazer um sistema mais personalizado. Onde os documentos tivessem um rodapé e cabeçalho em cada página, com o logotipo de Criar Web e outros elementos.

2.- Queria conseguir que os links dos documentos PDF fossem hipervínculos e portanto, que se pudessem clicar.

Com estas duas necessidades, ficava claro que necessitaria de um editor de texto avançado, que permita editar rodapé e cabeçalho dos documentos. O dos hipervínculos não ficava claro como ia consegui-lo, mas sabia que os PDF sim suportam links. Com OpenOffice consegui tudo o que necesitava de uma maneira instantânea.

Exportar documento a PDF desde OpenOffice

O certo é que realizar este passo é tão simples que nem merece explicações. Na barra de tarefas do editor de textos de OpenOffice encontraremos um ícone com o logo de PDF, que se o clicarmos nos abrirá um quadro de diálogo para que selecionemos ou demos o nome do arquivo PDF a gerar.

Também podemos acessar a opção de exportar a PDF desde o menu de Arquivo.

Simplesmente é dar o nome do arquivo que se deve criar e pronto! Em um instante criamos o PDF.

O bom deste arquivo é que:

- Salva todos os estilos do documento, tal como o vemos em OpenOffice. A conversão a PDF é perfeita e as diferenças entre o documento original e o PDF são mínimas ou inexistentes.
- Todos os links se vêem perfeitamente, com seus estilos, e ademais se podem clicar, para ir à página que se está linkando. Este era um dos detalhes que mais me interessava dispor nos manuais de criar web .com que estamos preparando para download e que não tínhamos anteriormente.
- Pode editar perfeitamente o documento, com todas as facilidades que te dá o editor avançado de textos de OpenOffice e salvá-lo no formato de OpenOffice, para poder abri-lo e re-editá-lo em qualquer momento. Devemos saber que o formato PDF é muito difícil de editar uma vez que está criado, por isso é muito recomendável salvar uma cópia em um formato que seja editável com facilidade, para poder mudá-lo caso seja necessário e logo voltar a exportá-lo para criar o arquivo PDF atualizado.

Isso é tudo. Graças a OpenOffice poderemos atualizar os downloads de CriarWeb.com e ainda dar um estilo muito mais atrativo. E não há que se esquecer que OpenOffice é gratuito. Sem dúvida, é um luxo por nenhum custo!






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato