Criar pincéis com Photoshop

Os pincéis de Photoshop são muito simples de criar. Criamos um pincel com Photoshop CS2 em poucos passos.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 16/9/08
Valorize este artigo:
Faremos um pequeno tutorial para criar pincéis com Photoshop a partir de um desenho. Logo, poderemos utilizar estes pincéis em tantas criações ou desenhos quantas desejarmos. Poderemos redimensioná-los ou mudá-los a cor ou a opacidade, com o qual aumentaremos facilmente as possibilidades de nossos desenhos.

Os pincéis de Photoshop podem ser utilizados para pintar, tanto com a ferramenta de pincel como com a de lápis. Podemos encontrar na Internet diversos pincéis criados por distintos designers, que os oferecem gratuitamente para qualquer uso. Estes pincéis podem ser baixados e instalados em nosso sistema, como vimos no artigo Instalar pincéis de Photoshop . Entretanto, neste artigo vamos mostrar como criar por nós mesmos um pincel personalizado e utilizá-lo em nossos desenhos.

Os passos para criar um pincel com Photoshop são muito simples.

1.- Primeiro criamos um desenho.

O desenho pode ser de qualquer coisa e devemos fazê-lo em uma ou várias camadas sobre uma tela vazia. Podemos utilizar qualquer cor, por exemplo o preto, porque posteriormente poderemos mudar a cor aos pincéis no momento de uso dos mesmos.


Este é um desenho de prova, que talvez não seja muito bonito, porém nos servirá para o exemplo.

2.- Logo, com o desenho, criado em uma ou várias camadas, clicamos sobre a opção do menu, "Edição - Definir valor de pincel…"


3.- Agora nos solicitam um nome para dar ao pincel, que podemos escolher o que quisermos. Sempre é melhor que seja descritivo.


4.- Com estas ações nosso pincel está salvo e pronto para ser usado em nossa lista de pincéis de Photoshop. Para utilizar o pincel criado temos que selecionar a ferramenta pincel ou a ferramenta lápis e escolher o pincel recém-criado. O pincel que acabamos de criar podemos escolher apertando a setinha para baixo que há ao lado da mostra do pincel, na barra de opções da ferramenta pincel ou lápis. Podemos vê-lo na seguinte imagem marcado com uma seta vermelha.


5.- Por último, podemos utilizar o pincel tantas vezes quantas desejarmos em tantos desenhos quantos quisermos. O pincel salvo estará sempre disponível em nosso Photoshop. Ademais, como dizia, podemos mudar a cor do pincel, a opacidade, etc. através da barra de opções da ferramenta pincel ou lápis.

Isso é tudo. Para acabar, deixo uma amostra de uso do pincel que acabo de criar, com várias cores.


Criar um pincel com Photoshop, é fácil e útil!





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato