CSS Toolbox

CSS Toolbox é um programa gratuito que serve de editor CSS, com funcionalidades muito limitadas ao criar código CSS.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 17/1/11
Valorize este artigo:
Sistema:
Win 2000/3, XP e Vista
Idioma: Inglês
Licença: Freeware
Tamanho: 1.5 MB
Web: http://www.blumentals.net/csstool/

Apresentamos um programa freeware, ou seja, completamente gratuito, que serve para editar código CSS. Trata-se de CSS Toolbox, o irmão caçula de Rapid CSS, que nos traz uma série de ajudas mais que básicas que relataremos neste artigo.

Estamos ante um programa extremamente simples que podemos baixar, se desejarmos, na URL: http://www.blumentals.net/csstool/

Primeiramente consta de um editor de texto com destaque do código, atendendo à sintaxe das CSS. Adicionalmente, contém uma série de ferramentas para o trabalho com folhas de estilo em cascata, como podem ser um validador, um compressor de código e pouco mais.

As ferramentas de validação que estão integradas no próprio programa permitem selecionar a especificação das CSS que queremos utilizar para comprovar se a sintaxe está correta. Além disso, contém um atalho para validar a folha de estilos com o serviço web da W3C.

Quanto às ferramentas de comprimir o código, trata -se de um sistema simples pelo qual se reformata o código CSS com que estejamos trabalhando, atendendo a assuntos como especificar os estilos de maneira mais reduzida, agrupar vários atributos de estilo em um só documento com as regras em formato resumido, agrupar vários seletores que tenham códigos iguais, etc. Todas as opções de reformatação para a compressão do código se encontram em um painel lateral, agrupadas por diversas abas, sob o nome "CSS Formating Options". Quando se realiza a reformatação de um código CSS, se gera o novo código otimizado como "output" e o código original se mantém inalterado como "input".

Se estamos esperando alguma outra característica de interesse para editar código CSS, não a encontraremos em Free CSS Toolbox. Na verdade, o próprio programa possui um painel que diz em palavras textuais "Obtenha um editor CSS decente" e recomenda outro produto do mesmo criador de sofware chamado Rapid CSS, que já havíamos comentado em CriarWeb.com como um dos Editores CSS.

Conclusão sobre CSS Toolbox

Os desenvolvedores podemos demandar duas ajudas principais aos programas que nos servem de editores CSS. Por um lado devem oferecer-nos ajuda para escrever código CSS mais rápido e por outro lado, servirem-nos de ajuda e referência para ter acesso a todas as características da linguagem sem necessidade de ter que memorizá-las, ou seja, que nos informem e nos ponham à mão formulários para editar todos os atributos e propriedades possíveis que se podem alterar. CSS Toolbox, em nossa opinião, não serve nem para uma coisa nem para a outra.

Por isso, sem lugar a dúvidas, nos absteremos de recomendar este produto, que não fará mais que encher o disco duro de nossos computadores com bytes que não terão muita utilidade, além da característica de reformatação do código CSS comentada anteriormente.

Sendo assim, opinamos que CSS Toolbox é um editor CSS para ser esquecido e sem dúvida alguma ficamos com seu irmão mais velho, Rapid CSS.






Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato