Cursor Workshop

Programa avançado para a criação e edição de cursores para o mouse sobre Windows, para criar arquivos .cur ou .ani.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 05/8/11
Valorize este artigo:
Sistema:
Windows
Idioma: Inglés
Licença: Shareware
Tamanho: 17.6 MB
Web:  http://www.axialis.com/axcursors/

O programa que apresentamos neste artigo serve para criar e editar cursores ou ponteiros do mouse. Utilizando-o podemos criar cursores estáticos, animados e até jogos de cursores para personalizar todos os tipos de ponteiros que oferece o sistema.

De verdade, nunca havia pensado na necessidade de um programa como Cursor Workshop, mas já que em CSS os ponteiros do mouse podem ser personalizados, ganha um pouco de interesse para as pessoas que nos dedicamos a fazer páginas web.

Não me parece estranho que seja bom para alguém configurar o cursor do mouse. Epa! Se for para mudar a seta por padrão e colocar o logo de uma empresa, me pareceria uma autêntica tolice, além do que, poderia afetar a usabilidade da página web, caso o ponteiro esteja mal desenhado. Bem, mas como com CSS se pode definir o aspecto do ponteiro quando está situado encima de qualquer elemento ou tipo de elemento da página, poderia ser que nos interessasse, em um momento dado, fazer com que o ponteiro indique a possibilidade de realizar alguma com um elemento, como arrastá-lo, movê-lo para outra posição, ativar ajuda, etc. Para tudo isso, podemos utilizar os modelos de cursores configurados no Windows, ou inclusive utilizar nossas próprias imagens.

Cursor Workshop é uma das possibilidades que temos para trabalhar com cursores, talvez a mais avançada, que possui tudo aquilo que veio à mente de seus criadores para facilitar a tarefa de desenho de cursores para o mouse.

Realmente, mal tinha acabado de instalá-lo e de abri-lo e pude ver o que oferecia. Não obstante, isso não é razão para afirmar que tem muitas das coisas de que sentia falta em outro programa similar comentado anteriormente: Just Cursors. Talvez em princípio Just Cursors seja tão simples quanto complicado possa nos parecer Cursor Workshop.

Vi por alto suas possibilidades criando um ponteiro de teste e sinceramente, está repleto de botões que não sei para que servem ou do que só faço uma leve ideia. Não obstante, pude abrir um arquivo PNG e em poucos momentos transformá-lo em um cursor de dimensões adequadas. Utilizei, inclusive, algum ponteiro da biblioteca para melhorar a usabilidade do meu cursor, colocando uma seta oferecida na biblioteca de elementos já criados.

Outra coisa que me pareceu muito agradável foi a possibilidade de criar cursores a partir de GIFs animados. Testei em poucos minutos para fazer um cursor animado e realmente o resultado é bastante bom.

Se eu tivesse que me dedicar a criar cursores, sem dúvida escolheria Cursor Workshop. O único senão com relação a Just Cursors é que passados 30 dias temos que pagar pelo software se desejarmos continuar a usá-lo.



Mais informações e downloads
http://www.axialis.com/axcursors/

Outros programas





Comentários do artigo
Foram enviados 5 comentários ao artigo
5 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato