Declaração DOCTYPE em documentos HTML

Estudo da declaração do tipo de documento HTML, que se especifica na declaração DOCTYPE ao princípio do código.

Por Jose A. Molina


Publicado em: 16/7/08
Valorize este artigo:
Neste artigo nos centraremos na declaração DOCTYPE dos documentos HTML.

O W3C (World Wide Web Consortium: www.w3.org), encarregado da criação dos Standard webs, define que os arquivos HTML, XML, XHTML devem ter uma declaração de tipo DOCTYPE que deve fazer referência a uma das três definições do tipo de documento que existem.

Esta declaração deve ser a primeira linha de nosso documento e é necessária para dizer ao navegador que versão de HTML é a que se usa na página. Se não se faz, o navegador processará a página em modo Quirks (modo de compatibilidade) podendo não interpretar corretamente o código da página.

A DTD (definição do tipo de documento) é a estrutura regulamentar, ou seja, os elementos e atributos que estão disponíveis para cada tipo de documento. Para HTML 4.01 (as versões anteriores não são recomendáveis devido a que não são totalmente compatíveis com as Folhas de Estilo), existem 3 tipos de DTD:
  1. HTML 4.01 transitório

    O HTML 4 transitório inclui todos os elementos e qualidades de HTML 4 Strict, porém agrega qualidades "presentational", elementos desaprovados ou elementos obsoletos. Chama-se Transitional porque está pensado como transição para HTML 4 estrito.

    O modo de defini-la é:

    <!DOCTYPE HTML PUBLIC \"-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN\" \"http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd\">

  2. HTML 4.01 Frameset:

    Esta é uma variante de HTML 4 transitório para os documentos que utilizam Frames (molduras).

    O modo de defini-la é:

    <!DOCTYPE HTML PUBLIC \"-//W3C//DTD HTML 4.01 Frameset//EN\" \"http://www.w3.org/TR/html4/frameset.dtd\">

  3. HTML ESTRITO

    Se declararmos este DTD, o navegador passará a agir em cumprimento dos padrões (Standards compilam-se). Isto implicará que só possam se usar as etiquetas de HTML 4.01. Este é o modo recomendado pelo W3C, já que é compatível com o CSS e pode ser interpretado corretamente por todos os navegadores, tornando muito mais fácil o passo de nossos documentos ao XHTML que muito possivelmente tenda a substituir ao HTML nos próximos anos.

    O modo de defini-la é:

    <!DOCTYPE HTML PUBLIC \"-//W3C//DTD HTML 4.01//EN\" \"http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd\">
Se quisermos saber se nossa página cumpre com o DTD definido podemos fazê-lo desde http://validator.w3.org/





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
1 comentário não revisado
1 comentário revisado:
Parabenização.
Por: jemasa
09/7/09
Trabalho com computadores desde 1982 e em 1980 fiz um curso de hardware e me tornei técnico. Desde essa data possuo computador e casa e sempre ligado na internet, com isso, aprendi um pouquinho de muitas coisas, entre elas, HTML.
Recentemente resolvi criar um site e podem acreditar, ja estava com mais de 350 horas de internet pesquisando apostilas de HTML, JAVA e CSS para adquirir conhecimentos e até ontem (08/07/2009) não havia encotrado nada que fosse satistório em termos de abragência e que tivesse uma linguagem clara, direta e facil de entender.
Sem dúvida nenhuma, os ensinamentos que encontrei neste site me surpreederam, realmente são obras didáticas incomparaveis.
Parabéns a toda equipe do site e obrigado por colocar graciosaamente a nossa disposição ensinamentos de suma importância que normalmente temos que pagar para obte-los.

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato