O design equilibrado. A escala

Entende-se por escala a relação entre as proporções dos elementos visuais de uma composição.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 10/10/07
Valorize este artigo:
Entende-se por escala a relação entre as proporções dos elementos visuais de uma composição.

Todos os elementos têm a capacidade de modificar e se definir uns a outros segundo as relações que se definam entre as propriedades análogas deles. Portanto, o conceito de escala não se refere só à relação entre tamanhos de dois ou mais elementos, como também à relação entre cores, formas, etc.

Um elemento é grande ou pequeno segundo o tamanho dos elementos que lhe acompanham no cenário. A cor de uma forma é brilhante ou apagada segundo a cor de fundo sobre a qual se encontra.



Ou seja, as propriedades de um elemento visual não são absolutas, e sim relativas, já que dependem das do resto de elementos que lhe acompanham na composição.

A proporção relativa entre elementos deve ser equilibrada, o que implica o uso de uma escala correta na composição. As escalas são utilizadas desta forma em planos e mapas, para conseguir representar os objetos reais o mais corretamente possível, com as proporções adequadas entre eles.



Em uma composição gráfica a escala usada é igualmente importante, tanto para distribuir o espaço de desenho de forma acertada como para dar equilíbrio de proporções aos elementos, usando-se às vezes diferentes métodos de distribuição de eficácia provada, como a regra Aurea ou o método de Corbusier.

A regra Aurea, inventada por Vitruvio, se utiliza para obter cenários de trabalho de proporções equilibradas, e se baseia em contemplar um espaço retangular dividido em terceiras partes, tanto horizontal como verticalmente, conseguindo com isso secionar os espaços em partes iguais.



Por sua parte, o método de proporções criado pelo arquiteto francês Le Corbusier utiliza como unidade modular de escala o tamanho do homem, estabelecendo com ela as alturas corretas dos objetos que usamos e dos elementos de uma construção arquitetônica.



No caso do web design, o tamanho da área de trabalho é fixo, porém sim que deveremos estabelecer uma escala de trabalho adequada para dimensionar os elementos de nossa página.

Escala proporcionada entre logotipo,
opções de menu e conteúdo



Assim, o logotipo deve ter um tamanho relativo adequado à página, os sistemas de navegação (menus) devem ser o suficientemente grandes como para ser vistos e manejados com facilidade, mas no entanto, que restem importância ao conteúdo informativo da página, etc.



Um erro muito comum neste sentido é o dos ícones, que devem ser suficientemente grandes como para que não percam seus traços diferenciadores, nem sua zona ativa se atuam como links, porém nunca tanto que destaquem em excesso, sobretudo se vão acompanhados de um texto explicativo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato