O design equilibrado. O contraste

O contraste permite ressaltar o peso visual, podemos consegui-lo através de diversos meios: tons, cores, contornos e escala.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 17/10/07
Valorize este artigo:
O contraste é o efeito que permite ressaltar o peso visual de um ou mais elementos ou zonas de uma composição mediante a oposição ou diferença apreciável entre elas, permitindo-nos atrair a atenção de espectador para eles.



O contraste pode ser conseguido através de diferentes oposições entre elementos:

Contraste de tons

Obtemos contraste entre elementos que possuem tons (claridade-escuridão) opostos. Neste caso, o maior peso terá o elemento mais escuro, destacando o mais claro sobre ele com mais intensidade quanto maior for a diferença tonal.



Conforme se diminui a tonalidade do elemento mais escuro o contraste vai perdendo intensidade, sendo necessário redimensioná-lo se quisermos manter o mesmo contraste.



Este tipo de contraste é talvez o mais intenso, e é muito usado em composições gráficas.

Contraste de cores

Dois elementos com cores complementares se reforçam entre si, assim como uma cor quente e outra fria.



O contraste criado entre duas cores será maior quanto mais afastadas estiverem no círculo cromático. As cores opostos contrastam muito, enquanto que as análogas apenas fazem, perdendo importância visual ambas.



Este efeito pode ser usado para dar maior dimensão ou sensação de proximidade a um elemento em uma composição, situando-o sobre uma cor que contraste com ele.



Este tipo de contraste é especialmente indicado para os conteúdos textuais, nos quais deve primar pela facilidade de leitura. O ideal será o texto negro sobre fundo branco, já que é o que mais contraste cria (contraste de tom). Porém, em certos elementos, nos quais este jogo de cores não for possível, haverá que buscar sempre um texto cálido sobre um fundo frio ou vice-versa.

Contraste de contornos

Os contornos irregulares destacam de forma importante sobre os regulares ou reconhecíveis.



Este tipo de contrastes é adequado para dirigir a atenção do usuário a certos elementos de uma composição ou página web, como botões importantes, banners publicitários, etc. Não obstante, há que ser comedidos em seu uso, sobretudo se se combinam com outros tipos de contraste, já que podem ser um foco de atração visual potente demais. Além disso, criam muita tensão no espaço que lhes rodeia.

Contraste de escala

É o produzido pelo uso de elementos a diferentes escalas das normais ou de proporções irreais, conseguindo-se o contraste por negação da percepção aprendida.



Este sistema de contraste não é muito usado nas páginas web, onde se busca sempre a escala adequada, porém sim é freqüente em fotografia e pintura, conseguindo atrair a atenção do espectador de forma muito efetiva.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato