O design equilibrado. Introdução

Estudo das regras básicas do design gráfico. Não existe uma fórmula que dê um design infalível, porém sim umas existem umas regras básicas.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 05/9/07
Valorize este artigo:
Podemos definir o design de uma composição gráfica como a adequação de diferentes elementos gráficos previamente selecionados dentro de um espaço visual, combinando-os de tal forma que todos eles possam contribuir um significado à mesma, conseguindo o conjunto transmitir uma mensagem clara ao espectador.



O design gráfico há de ter em conta os aspectos psicológicos da percepção humana e as significações culturais que possam ter certos elementos, escolhendo estes de forma que cada um deles tenha um porquê na composição e buscando um equilíbrio lógico entre as sensações visuais e a informação oferecida.

O mais importante de toda composição é a mensagem que está nas entrelinhas. É trabalho do designer buscar a máxima eficácia comunicativa, transmitindo essa mensagem por meio de uma composição que cause impacto visualmente ao espectador e lhe torne receptivo.



Agora também, sem uma disposição adequada das formas, cores e agrupamentos, sem um equilíbrio global na composição, a mensagem não chegará de forma adequada ao espectador.

Não existe um método mágico que consiga uma composição bem-sucedida, mas sim que existem umas regras básicas de design que facilitam a transmissão de uma mensagem por meio de uma composição gráfica de forma efetiva.

Estas regras são aplicáveis igualmente ao design de páginas web, embora sujeitas às limitações que impõe este formato e modificadas para adapta-las à interatividade e às possibilidades multimídia do mesmo.



Este será o tema deste capítulo de nosso curso, estudar as regras básicas de design gráfico efetivo e equilibrado: proporções, escalas, contrastes, agrupamentos, reticulados, alinhamentos, simetrias, equilíbrio entre conteúdos e hierarquia visual.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato