Detecte plágios de seu website

Lista de serviços e ideias para detectar quando seu website está sendo copiado em outras páginas.

Por Luis Javier Alvarez


Publicado em: 24/5/12
Valorize este artigo:
Um dos maiores problemas dos que nos dedicamos à edição de conteúdos para a web são as cópias que alguns web sites realizam sistematicamente de nossos conteúdos. Piratas existem em qualquer âmbito e no que se refere à publicação web, no geral, estamos bastante desprotegidos.

É que, seja uma empresa grande ou um editor particular, ninguém está a salvo de ser copiado. Os piratas também estão em todas as partes, tanto em meios sérios quanto em outros mais informais, tipo Blog. Neste sentido, há pouco recebemos uma mensagem de um usuário cujo um jornal desses que se distribuem grátis nas grandes cidades da Espanha, utilizava uma foto sua publicada em uma rede social para uma notícia e nos pedia informação sobre se isso era lícito. A resposta é clara: É óbvio que você tem os direitos sobre seus materiais, já que fazem parte de sua propriedade intelectual.

Está claro que quem faz bem as coisas não se preocupa em copiar e colar, porque do mesmo modo que se pede respeito a seu trabalho, também se deve respeitar o dos demais.

De qualquer maneira, não vou continuar fazendo cruzada contra a cópia, mas dar alguns serviços web que nos podem ajudar a detectar cópias. Neste artigo de criarweb.com vamos publicar uma lista das diferentes possibilidades que encontramos, com uma pequena descrição que depois poderemos ampliar com mais detalhe à frente.

Copyscape:
É um serviço web que permite detectar cópias de qualquer artigo de sua web. Quando você entra na página mostra um buscador onde você pode colocar qualquer URL de sua página e devolve os websites onde seu conteúdo está copiado. Ademais, existem serviços antiplágio pagos como Premium, que devolve um número maior de páginas web que plagiam seu conteúdo, assim como outro serviço chamado Copysentry que atua como sentinela para detectar novas páginas que nos copiam.

CopyGator:
Este site analisa os RSS de seu site para saber que páginas web publicaram informações parecidas às que você publicou. As buscas são bastante interessantes, posto que nos permitem ver propriedades dos websites que nos plagiam e ver de que outros sites estão sendo copiados os posts. Ademais, colocando um ícone em nossa web o sistema será capaz de nos avisar quando em qualquer outro site publiquem algum artigo que copie ou tenha elementos em comum com os nossos.

CopyrightSpot:
Esta página permite buscar uma URL para encontrar webs que plagiam nosso conteúdo. Os resultados das buscas não são tão refinados quanto as de Copyscape, posto que recebo nas buscas meu próprio site entre os sites que me plagiam. Ademais, muitos dos links não são representativos, por exemplo, porque levam a diretórios de links onde têm nosso site.

As webs apontadas antes estão orientadas a buscar conteúdos duplicados em outras webs, mas também encontramos outros sites curiosos, embora menos orientados à web, já que encontram plágios de trabalhos realizados por estudantes, como turnitin.com, strikeplagiarism.com ou plagiarismdetect.com .

Outra web que nos pode ajudar a estar a par das notícias que se publicam sobre um determinado tema, ou que têm similitudes com algum conteúdo nosso, é Google Alerts. O serviço não está pensado especialmente para obter plágios, mas pode servir para nossos objetivos, criando alertas sobre palavras ou frases exatas que utilizemos em um artigo, pelo nome de nosso site ou do autor do artigo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato