Digitalização de imagens. Fotografia digital

As câmaras digitais, tipos, preços e características.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 18/9/08
Valorize este artigo:
Uma opção prática, versátil e de qualidade aceitável para capturar diretamente cenas do mundo real é a fotografia digital.

A fotografia tradicional foi desde sempre uma das ferramentas mais úteis para o designer gráfico, já que permite converter em imagens elementos do ambiente real, tal como se encontram naturalmente ou mediante a preparação do cenário e os personagens ou objetos adequados.

O principal inconveniente deste sistema é sua complexidade e seu custe, já que é necessário realizar muitas fotografias para escolher logo a mais acertada, revelá-las, passá-las a papel e escaneá-las para obter ao fim a imagem desejada em formato digital (embora já saibamos que é possível escanear diretamente os negativos).


Com o aparecimento das câmeras digitais o processo se simplificou enormemente, já que as cenas exteriores se capturam diretamente em formato digital, eliminando do processo a revelação, o passo e o escaneado, o que reduz muito o tempo de processamento e os custos.

Em comparação com as câmeras de filme tradicionais que utilizam uma emulsão baseada em um halogênio de prata para produzir imagens, as câmaras digitais utilizam componentes eletrônicos. Em uma câmara digital, um captador sensível à luz substitui o filme. Este captador converte a luz que recebe em informação digital, que armazena em uma memória em arquivos de imagem similares aos arquivos JPEG ou TIFF usados em um computador.

Apesar de no princípio seu preço ser muito elevado, atualmente as câmaras digitais já começam a ser realmente acessíveis, sendo uma prática ferramenta para o desenho, em especial para o webdesign, porque nestas condições não é preciso uma resolução muito alta.

Existe no mercado una ampla variedade de câmaras digitais, desde as mais simples, cujo preço oscila entre os 250 e 1000 reais, até as câmeras profissionais mais sofisticadas, que podem chegar a custar mais de 10.000 reais.

As câmeras de tipo baixo e médio costumam ser portáteis, armazenando as fotografias em um suporte de memória localizado na própria câmera, desde onde são transferidas logo ao computador para sua visualização, retoque ou impressão. Pelo contrário, nas câmaras profissionais de gama alta o armazenamento das imagens se realiza diretamente em um computador conectado à câmara.


As câmeras podem ser compactas, nas que o visor de imagem é independente da lente, ou reflex, nas que a porção de imagem que capta a lente coincide exatamente com o que pode se visualizar através do visor de imagem.

Quanto aos visores, podem ser LCD, que permitem compor a imagem observando uma reprodução digital desta através do mesmo, ou TTL, nos que a imagem visionada é exatamente a mesma que capta a lente.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato