Qual é a melhor hora para enviar uma campanha de email?

Se você se dedica ao marketing online, certamente em alguma ocasião você se perguntou sobre qual seria o, melhor momento do dia para efetuar seus envios.

Por The Joker- Tradução CRV


Publicado em: 02/7/13
Valorize este artigo:
 
O envio massivo de emails para as bases de dados segmentadas de clientes se converteu em uma parte essencial de nossa estratégia de marketing on line. Normalmente, estes esforços envolvem o trabalho de vários departamentos e o investimento em licenças de software destinadas para tal fim. Alguns programas populares são Eloqua, Silverpop, Mailchimp, Salesfusion ou AWeber. A inteligência de negócio nos proporciona dados para a posterior análise que nos ajudarão a conhecer nossos clientes ou potenciais compradores a serem gerados leads e, no final, a melhoria do negócio.

Se você pertence a uma PYME com poucos recursos ou se você é autônomo, a preparação de uma comunicação efetiva, seja regular através de um boletim de notícias, ou pontual, como a comunicação de uma oferta, vai exigir o emprego de muitas horas valiosas de seu tempo. Tudo isto é demasiado importante para que o arruinemos no momento decisivo.

Uma das vantagens do marketing na era de Internet e que tudo pode ser medido com um alto grau de precisão. Sabemos de onde vêm nossos visitantes, a que horas nos frequentam, quais são suas seções preferidas, quais são as ofertas que mais lhes chamam a atenção, se recomendam nossos produtos ou serviços, etc. Uma destas medições a posteriori se refere ao índice de abertura de nossas mensagens, ou seja, podemos saber quantos destes usuários abriram nossos correios e quantos foram para o lixo eletrônico sem sequer uma olhada. Também podemos monitorar o número de pessoas que se mostrou mais interessada e que clicou no link que os levou a nossa landing page (ou página web no nosso servidor). Conquistamos o grande troféu quando o visitante preenche um formulário ou acessa a compra direta de algum dos produtos da web; e atenção, porque a efetividade destas campanhas pode não ser evidente a curto prazo: se nossa oferta se baseia em produtos que requerem uma enorme soma de dinheiro, como um automóvel, um imóvel ou uma aplicação à medida para o cliente, a decisão de compra pode ser efetivada inclusive meses depois.

A companhia especializada GetResponse realizou um estudo sobre quais são as horas do dia mais produtivas para o envio de campanhas, baseando-se nos dados que proporciona o chamado click-through, ou índice de cliques que levam até nosso web site de destino. A premissa se baseia na descoberta de que muitos correios eletrônicos só são abertos dentro da primeira hora de após terem sido enviados. Depois dessa primeira hora, à medida que mais correios eletrônicos vão fluindo na caixa de entrada, as possibilidades de abertura sofrem um descenso mais que considerável.

Portanto, os especialistas em marketing online devem ter em conta o momento do dia em que é enviado um correio eletrônico. Mais de 38% dos correios eletrônicos são enviados entre as seis e as doze da manhã. No entanto, a taxa de abertura de mensagens durante este período oscila em torno de 7%. Entre as 24:00-18:00, são enviados 26% dos correios eletrônicos e a taxa de abertura durante este período se aproxima de 10 por cento. Ao entender que a primeira hora de enviar um correio-e é a mais importante, se podem dirigir estas mensagens no momento em que existe a maior probabilidade de abertura ou click-through.

Estas estatísticas também evidenciam a importância da segmentação de mensagens de email para diferentes zonas horárias. Se você realiza suas campanhas em um grande e único lote, os leitores em Madrid podem ver o correio eletrônico, mas é muito provável que os clientes em Lima ou Buenos Aires o percam.

Outros dados interessantes do estudo são:

  • 23,63% das aberturas ocorrem na primeira hora depois do envio.
  • Quatro horas depois, as possibilidades se reduzem a 5%.
  • Devido a que a maioria dos emails são enviado e recebidos durante a manhã, remetê-los durante a tarde aumenta as possibilidades de destacar e de serem abertos.
  • As horas de maior impacto para a abertura são as 8:00, 9:00, 15:00 e 16:00 (embora nos países latinos, dado que a hora do almoço é mais tarde, nos permitimos assinalar que estes horários vespertinos na verdade são atrasados uma hora).
Considero que estes dados podem ser de muita utilidade à hora de planejar nossas campanhas, mas lembre-se que o mais importante é o conteúdo e um cabeçalho sugestivo. Se você for tedioso, ninguém clicará duas vezes nos seus comunicados.
 






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato