O design equilibrado. O equilíbrio entre conteúdos

A organização espacial, primordial para atrair ao usuário.

Por Luciano Moreno


Publicado em: 19/12/07
Valorize este artigo:
Em toda composição deve existir um adequado equilíbrio entre os diferentes elementos que a formam se quisermos atrair a atenção do espectador e mantê-la até que tenha assimilado a mensagem que quisermos lhe transmitir.

Para isso, é imprescindível manter em nossa obra gráfica uma correta organização espacial de conteúdos gráficos e textuais, assim como umas quantidades adequadas de cada um deles.

Os componentes gráficos contribuem à composição sensações visuais por meio de formas, cores e contrastes, enquanto que os textos fornecem informação, mensagens, embora isto não queira dizer que estas funcionalidades sejam excludentes, já que os gráficos podem trazer informação e os textos formas e cores (de fato, a Tipografia é uma ferramenta de desenho excelente).

As composições formadas por muitos elementos gráficos e pouco ou nenhum conteúdo textual podem criar rejeição naqueles espectadores que buscam o conteúdo substancial na obra, a informação prática que oferece. Este conteúdo textual é especialmente importante nas páginas web, já que os usuários comparecem a um site buscando sempre algum tipo de informação, abandonando-o rapidamente se não encontrar algum estímulo informativo que lhe motive.



No lado ao contrário, as composições nas quais se introduz um conteúdo eminentemente textual, com pouco ou nenhum conteúdo gráfico, costumam ser rejeitadas pelo espectador, que encontra tremendamente monótona e entediada uma obra que aparece à vista como uma mancha de cor indiferenciada, que exige ademais um elevado nível de concentração e muito tempo para resultar útil. Necessitamos então introduzir sensações visuais gráficas que motivem ao espectador a investigar o conteúdo textual.



No caso das páginas web, os tipos de conteúdos a oferecer aumentam consideravelmente com respeito aos de uma composição sobre papel já que podemos incluir nelas não só gráficos e textos, como também áudios, animações, vídeo, applets de Java, etc. Isto torna necessário um planejamento correto dos elementos a incluir em uma página, com objetivo de despertar a atenção do usuário, sim, mas oferecendo-lhe sempre informação relevante e nunca sobrecarregando de elementos supérfluos.

Ademais, devido às limitações próprias dos sistemas informáticos, da linguagem HTML, dos navegadores web e das conexões à Internet, o equilíbrio entre conteúdos deve contemplar também que o resultado final se possa visualizar corretamente.

De nada serve uma página com gráficos maravilhosos e animações espetaculares se o usuário deve esperar um minuto para poder vê-las. É mais, ele na verdade nunca esperará esse minuto.

É portanto preferível organizar as páginas web de forma equilibrada, oferecendo em cada uma delas as doses adequadas de elementos visuais e informativos. Como norma geral, sempre deve haver mais componentes textuais do que gráficos em uma página.



É melhor sempre ter duas páginas leves e equilibradas a uma recarregada de elementos incapazes de reter a atenção do usuário no verdadeiramente importante: a mensagem que desejamos transmitir.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato