Escolha e implantação de layout ou tema em Wordpress

Vamos ver a maneira de configurar o desenho de seu blog com Wordpress, através da instalação de um layout.

Por Sara Alvarez Langa - Tradução de Celeste Veiga


Publicado em: 04/9/10
Valorize este artigo:
Agora que temos instalado Wordpress em nosso domínio, o passo seguinte a fazer é dar-lhe um estilo.

Se entramos em nosso painel de administração de Wordpress (a URL para acessar este painel é http://www.seudominio.com/wp-admin/) veremos que inicialmente instalaram um layout padrão, sob todos os pontos de vista bastante simples, motivo pelo qual seguramente vocês desejarão trocá-lo. Isto se consegue por meio da instalação de um layout que definirá o aspecto que vão ter as páginas de seu blog. As possibilidades são inicialmente duas: Escolher um layout já pré-definido, ou fazê-lo nós mesmos .

Escolha de layout pré-instalado

Se você for à aba desenho, dentro de temas, você vai ver que aparece uma imagem como a que temos a seguir, nela há uma série de layouts já instalados em seu Wordpress, e você só terá que ativar (para isso clique sobre a imagem, aparece uma vista prévia e na parte superior direita há um link que permite ativar o tema) a que mais gostar para ter um estilo e esquema prontos para usar.

Subir o layout para o Wordpress

Se entre os que você já tem pré-instalados não há nenhum que você goste ou que se ajuste a suas necessidades, você pode buscar layouts já criados na web. Existem muitos sites web que oferecem layouts gratuitos ou pagos. Simplesmente terá que subir o que mais lhe agrade , desde que seja compatível com sua versão de Wordpress.

Em Wordpress.org há uma parte dedicada aos temas, onde certamente você encontrará algum desenho que se ajuste a suas necessidades e gostos. Se, ao contrário, você não encontrar aqui nenhum que lhe agrade, só posso dizer que procure porque na rede há muitíssimas páginas que oferecem temas para Wordpress, algumas gratuitamente e outras com pagamento antecipado.

Uma vez que você tenha baixado no seu pc o tema que mais lhe agrade há que subi-lo ao seu domínio, via FTP, à seguinte pasta wp-content/themes. Uma vez subido aparecerá automaticamente na lista de temas pré-instalados e você terá que seguir os mesmos passos anteriormente citados no apartado de escolha de layout pré- instalado.

Bom, com isto já teríamos um tema instalado mas como quase sempre nos acontece, há algo que não nos agrada de todo, ou queremos mudar o título do tema, o logo, alguma imagem, etc.

Para isso, Wordpress nos empresta a ferramenta de edição de temas. Com ela você poderá editar tudo referente a estilos, imagens, etc. do seu layout.


Como vocês podem ver na imagem, o que abre por padrão é a folha de estilos do tema, e se você tem conhecimentos de CSS será bastante simples modificá-la.

À direita há uma lista com os layouts das diferentes seções que possui o seu blog e você pode modificá-los igualmente. Aqui temos um ponto importante já que, se vocês perceberam, podemos acrescentar qualquer tipo de código PHP e Javascript, razão pela qual será simples adicionar publicidade ou código de estatísticas com facilidade, desde que se tenha conhecimentos suficientes de PHP e Javascript.

Com estas pautas já podemos começar a buscar e a editar o tema para adaptá-lo ao desenho que desejemos.

Se vocês notaram nos sobram duas abas dentro do apartado de desenho de nosso painel de administração. Trata-se da aba Widgets e da aba Imagem e cor do cabeçalho. Falaremos deles no próximo artigo.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato