Estilos de camada em Photoshop

O que são os estilos de camada de Photoshop e como utilizá-los para realizar efeitos rápidos sobre elementos gráficos em Photoshop.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 04/3/09
Valorize este artigo:
As camadas de Photoshop têm a possibilidade de incorporar estilos ou efeitos gráficos, como sombras, brilhos, relevo, traços, etc. com uma facilidade extrema. Neste artigo de CriarWeb.com, pensado para as pessoas que conhecem menos o programa de retoque fotográfico, veremos como aplicar estilos de camada.

Em artigos anteriores explicamos o que são as camadas de Photoshop, indispensáveis para manejar bem o programa, e algumas das ações típicas que se realizam com elas, que convém ler. Sendo assim, nesta mesma linha de trabalho, vamos continuar vendo utilidades das camadas.

O que são os estilos de camada

Os estilos de camada é uma utilidade para aplicar efeitos rápidos e personalizáveis a elementos de uma imagem. Com poucos cliques podemos conseguir alguns efeitos tipicamente utilizados em composições gráficas, como sombras ou brilhos, sem ter que nos complicar com procedimentos ou trabalhos que requeiram vários passos. Ademais, o bom dos estilos de camada é que se aplicam dinamicamente às camadas, de modo que, se a camada mudar, o estilo se adaptará dinamicamente ao novo formato da camada.

Antes de existir os estilos de camada para fazer uma sombra, tínhamos que realizar uma série de passos, como por exemplo, realizar uma seleção da área visível de uma camada, calar a seleção, pintar de preto em uma nova camada debaixo do elemento a sombrear e finalmente ajustar a transparência desejada para a sombra. Todos estes passos agora se resumem em um único que é o estilo de camada sombra. Além disso, se em qualquer momento mudar a camada sobre a qual se aplicou o estilo, a sombra também mudará automaticamente, sendo que antes dos estilos de camada, teríamos que voltar a fazer todos os passos para gerar a sombra, cada vez que mudasse a camada a sombrear.

Como aplicar um estilo de camada

Quando temos uma camada criada, podemos acessar ao quadro de diálogo para criar estilos de camada clicando duas vezes sobre a camada que se quer aplicar o estilo, na janela de camadas. Isto nos abrirá uma janela que contém uma lista de estilos, que podemos selecionar por meio de uns checkbox e onde ademais, podemos configurar cada um destes estilos.

O menu de estilos de camada também se pode acessar primeiro selecionando a camada sobre a qual queremos criar estilos e logo, ativando o estilo de camada desejado através do menu "Camada - Estilos de camada - O nome do estilo de camada a aplicar ou configurar".

Nota: Os estilos de camada só se podem criar sobre camadas, à princípio à camada especial "fundo" não se pode aplicar estilos de camada.

Na janela de estilos de camada, se podem selecionar um ou vários estilos e clicando com o mouse em cada um dos diferentes itens, se acessa a um formulário onde se podem configurar distintos parâmetros para cada estilo. Pode-se ver na seguinte imagem a janela de estilos de camada.

Janela de estilos de camada

Podemos fazer nossas próprias provas criando uma camada com qualquer conteúdo, pintando uma área selecionada ou criando uma camada de texto e acessando como foi dito aos estilos de camada. Logo, sugiro fazer mudanças sobre a camada (pintando outras áreas ou escrevendo novo texto) e veremos que os estilos se adaptam ao novo conteúdo da camada.

Editar um estilo de camada

Uma vez criado um estilo de camada se pode editar em qualquer momento, para mudar as propriedades de cada um dos estilos aplicados (por exemplo, para mudar a transparência a uma sombra, ou a grossura de um traço). Para isso, podemos acessar também de dois modos, através da janela de camadas ou através do menu "camada - Estilos de camada". O mais comum é utilizar a janela de camadas como explicaremos a seguir.

Na seguinte imagem podemos ver como aparece uma data, sobre a camada na qual criamos o estilo, na janela de camadas.

Estilos de camada na janela de camadas

Ao clicar a seta da camada, pode-se ver uma lista dos estilos que se aplicaram a esta camada. Clicando duas vezes no estilo da camada pode-se acessar a janela de estilos da camada, vendo diretamente o formulário de personalização do estilo sobre o qual se clicou duas vezes.

distintos estilos aplicados à camada

Copiar estilo de camada

Às vezes temos a necessidade de aplicar o mesmo estilo de camada a duas camadas distintas. Podemos ter aplicado o estilo em uma camada e logo, copiá-lo a outra. Isto se faz com um clique com o botão direito sobre a camada e selecionando a opção "Copiar estilo de camada".

Logo, podemos colar esse estilo de camada em qualquer outra com o botão direito do mouse sobre a camada e selecionando "Colar estilo de camada". Com isto, ambas camadas terão os mesmo estilos de camada.

Os estilos de camada como vimos neste artigo de Photoshop publicado em criarweb.com, são muito fáceis de utilizar e configurar conforme as nossas necessidades, para fazer efeitos úteis e atrativos visualmente sem muitos esforços nem conhecimentos.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato