Etiquetas para ressaltar texto em HTML

Algumas etiquetas que podem servir para ressaltar texto em HTML, como sublinhado, riscado, cabeçalhos e formatos de texto de parágrafos, como pedaços de código, etc.

Por Miguel Angel Alvarez - Tradução de JML


Publicado em: 08/6/09
Valorize este artigo:
HTML tem diversas ferramentas para ressaltar texto que vamos ver neste artigo, que oferece alguns detalhes práticos, embora também teóricos, da linguagem de etiquetas para a criação de páginas web. Para ver outros artigos práticos consultar o Workshop de HTML.

Como devemos saber, HTML é uma linguagem que serve para criar páginas web. É especialmente indicada para escrever os conteúdos das páginas, embora também tenha uma boa gama de etiquetas para formatar texto e apresentá-lo de uma maneira atrativa ou simplesmente clara. Já publicamos um completo manual de HTML, com explicações detalhadas sobre a criação de páginas web, porém agora vamos ver um compêndio de etiquetas que servem especialmente para formatar e destacar texto, pois algumas delas não chegamos a vê-las no manual, por se tratar de etiquetas pouco utilizadas.

Nota: Antes de continuar é importante assinalar que a formatação de texto agora se faz com CSS, que permite trabalhar de uma maneira muito mais detalhada, cômoda e completa com o estilo das páginas web.

Pois vejamos as etiquetas para destacar texto:

<B> o <STRONG>
As mais conhecidas e utilizadas são os negritos, que simplesmente colocam o texto com uma largura maior, como mais ressaltado.

Este é o efeito de um negrito

<I> o <EM>
As etiquetas itálicas ou cursivas, que servem para fazer que o texto se incline a um lado.

Este texto está em itálico ou cursivo

<U>
Esta etiqueta serve para que se sublinhe o texto, aparecendo uma linha por debaixo do mesmo. Embora em HTML 4 esta etiqueta tenha sido marcada como obsoleta ou não incluída nas especificações, todos os navegadores continuam entendendo-a.

Este texto está sublinhado

<STRIKE>
Esta etiqueta não é muito conhecida e nem muito utilizada. Serve para que o texto apareça riscado, ou seja, com uma linha por cima do texto. Esta etiqueta é muito útil quando atualizamos uma informação que aparece em uma página e a substituímos por outra. Ao invés de eliminar a anterior informação podemos riscá-la, para que os leitores possam comprovar que a página se encontra sempre atualizada e em revisão. Ocorre o mesmo que à etiqueta <u>, que na especificação de HTML 4 não está incluída. Entretanto, todos os navegadores a entendem perfeitamente.

Este texto está riscado

Cabeçalhos <H1> … <H6>
As etiquetas de cabeçalhos, ou headings em inglês, servem para destacar um texto, porém não podemos utilizá-las em qualquer caso, porque um cabeçalho sempre indica um titular ou a abertura de uma nova seção com um título. Temos que utilizá-las então para estruturar nossos documentos em seções e subseções e titular cada uma delas com um nível adequado. <H1> deveria ter um no cabeçalho principal do documento, porém logo poderíamos ter vários <H2> e dentro destes alguns <H3>, se é que os necessitamos. E assim sucessivamente.

Este é um cabeçalho h3

Formatos de parágrafo para destacar textos

Existem algumas etiquetas para destacar parágrafos inteiros e dar-lhes um formato específico. Alguns exemplos são:

<CODE> ou <KBD>
Serve para escrever um código fonte de uma linguagem de programação. Simplesmente coloca uma fonte de um tipo como courier, no qual todas as letras têm a mesma largura.

var InstrumentoMusical = new Class({
initialize: function(tipo){
this.tipo = tipo;
}
});

<TT>
Texto de Teletipo. Que cria um estilo como o das antigas máquinas de teletipo, que transmitiam informação com caracteres.

Este texto é tipo teletipo.
Pode-se observar o tipo de letra que se utiliza.
Em geral com courier.

<CITE>
Serve para colocar texto de citação, texto dito por outra pessoa. Esta etiqueta geralmente coloca o texto em cursiva, porém outros navegadores poderiam interpretá-la de outras maneiras.

Só séi que não sei nada!

<BLOCKQUOTE>
Esta etiqueta é bastante útil, porque cria uma margem tanto à esquerda como à direita, o que produz um efeito como se fosse um fragmento extraído de outro lugar ou que sirva para comentar a informação anterior.

Este é um parágrafo que se mostra com margens em ambos lados. Para que se vejam as margens tenho que escrever bastante texto. É uma boa utilidade para destacar um pedaço do texto.





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário não revisado
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato