Evitar o abuso de banners dinâmicos na web

Por que é ruim o uso de abundantes banners dinâmicos em nossa web e como diminuí-lo.

Por Pedro Rubio e Juan F. Calderón Tradução de CRV


Publicado em: 16/8/10
Valorize este artigo:
Existem grandes quantidades de sites na Internet que enfeitam seus conteúdos com elementos chamativos (animações publicitárias, banners, gifs animados etc.) que provocam um efeito de distração no visitante. Este fenômeno está citado pela revista Smashing Magazine como um verdadeiro pesadelo para os usuários e também o artigo de Sandra Rossi.

Enquanto o cliente procura manter sua atenção sobre um texto, uma imagem, um vídeo ou qualquer outro elemento da web, o fato de perceber movimentos ou cores piscando em volta do elemento sobre o que se fixa a atenção faz com que, ao receber estes estímulos visuais, o ser humano tenda a dirigir seu olhar em direção à origem destes estímulos. Precisamente este efeito é aproveitado por publicitários para centrar a atenção sobre seus anúncios, mas existe um prejuízo evidente sobre a experiência do usuário em sua visita à web.

Vejamos dois exemplos de utilização e abuso deste tipo de elementos:


Novamente, chama a atenção que as edições digitais de vários diários nacionais, incluam na portada elementos dinâmicos dotados de cores chamativas e movimentos de grande amplitude, dificultando a leitura das notícias. Em ambas webs (www.elmundo.es y www.elperiodico.com) aparece uma animação ocupando toda a parte superior e uma segunda animação na parte direita, em ambos casos com as características já mencionadas de cores e movimentação.

Como contraste, se pode observar a página inicial deste jornal de esportes digital http://www.elgoldemadriz.com/, no qual não se inclui nenhum tipo de elemento dinâmico, e sobre a qual se pode realizar uma leitura continua e sem sobressaltos visuais.


Portanto, já que os elementos dinâmicos distraem o usuário, colocando obstáculos à percepção dos conteúdos, é altamente desaconselhável seu uso ao redor de textos.

Dado que as empresas anunciantes, poderiam exigir a colocação de banners deste tipo para seus anúncios, deve- se buscar uma solução de compromisso para tratar de cumprir com as exigências dos anunciantes, porém sem prejuízo dos critérios de usabilidade. Para isso, deve-se prestar especial atenção à disposição das animações na web, às cores a serem utilizadas (de preferência na linha das cores do resto da web) e à amplitude dos movimentos (melhor quanto menor seja a amplitude e o número de movimentos ou oscilações).






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato