Evitar as cores de fundo

Um fundo branco é o mais indicado, já que normalmente outras cores de fundo têm uma interpretação negativa por parte do usuário.

Por Eduardo Manchón


Publicado em: 13/8/07
Valorize este artigo:
Os elementos de design com cor de fundo são ignorados pelos usuários, interpretados como publicidade, informação de contexto ou estética.

Os elementos com fundo branco, pelo contrário, são interpretados como conteúdos reais do site onde se encontram o que o usuário busca.

Utilização atual das cores de fundo

Os cabeçalhos dos web sites, o nome e o logo, tipicamente têm cor de fundo em quase todos os sites. É informação de contexto pouco relevante para o usuário e por isso é a área mais ignorada. Em nenhum caso se deve colocar um vínculo a conteúdos importantes de site no cabeçalho ou próximo dele.

As cores de fundo também se utilizam para tentar ressaltar a publicidade, promoções e os conteúdos do site que se quer potencializar, ou seja, conteúdos que o usuário não busca, mas que se quer que veja.

Na verdade, o efeito é o contrário, o conteúdo com fundo de cor é anulado e quanto maior for a intensidade da cor utilizada, menor será a visibilidade desse conteúdo.

Os usuários ignoram os textos com fundo de cor

Ignorar os fundos de cor não é um comportamento deliberado, é a reação defensiva do sistema cognitivo do usuário para evitar processar informação não relacionada com seus objetivos.

Os estudos de "eyetracking" (seguimento de movimentos oculares) confirmam que os usuários não olham as áreas com cores de fundo e o fundo branco centraliza preferentemente os conteúdos.

Isto é devido a um fenômeno com o mesmo mecanismo que a cegueira aos banners que provoca que qualquer conteúdo excessivamente ressaltado (seja um banner ou não), seja ignorado.

Os usuários aprendem que qualquer fundo com texto de cor não é uma informação realmente útil. Normalmente é publicidade, promoções ou simples decoração.

Como resposta os usuários desenvolvem um padrão perceptivo, que faz com que ignorem as áreas fortemente coloridas do site. Aprendem que os conteúdos reais do site têm sempre fundo branco, e por isso é mais útil e rápido focalizar unicamente neles.

Sites que abandonaram os fundos de cores

As cores de fundo foram desaparecendo da maioria de webs e não por razões de tendência estética minimalista.

A publicidade em Google (Adsense e Adwords) tinha fundo de cor muito suave inicialmente. Agora este fundo de cor foi eliminado e é branco.

Igualmente a maioria das caixas de texto de Amazon deixou de ter fundo de cor, nem sequer o cabeçalho das das tabelas tem cor. Em geral, Amazon está muito menos colorido do que estava e quando há algum elemento com cor de fundo é complementar e só se utiliza como separador de informação.

No artigo "Best practices de Loquo" comenta-se que a opção "Publicar anúncio" situada dentro um grande botão com cor de fundo) não era localizado por alguns usuários e substituindo o botão colorido por um vínculo de texto sem cor de fundo os problemas se solucionaram.

Utilização adequada de cores de fundo

A cor de fundo pode-se utilizar para separar umas áreas de outras e criar rupturas que ajudem a hierarquizar e separar os conteúdos.

Utilizar pequenos elementos de cor sobre um fundo predominantemente branco é uma maneira de separar conteúdos e que não se confundam.

Quando se coloca um texto sobre uma cor de fundo, há que ter em conta que será ignorado e, portanto, este texto não deve ser importante para a compreensão da página web.





Comentários do artigo
Foram enviados 2 comentários ao artigo
2 comentários não revisados
0 comentários revisados

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato