Evitar mostrar o conteúdo abrindo novas janelas do navegador

Por que é prejudicial abrir novas janelas para mostrar nosso conteúdo.

Por Pedro Rubio e Juan F. Calderón Tradução de CRV


Publicado em: 30/9/10
Valorize este artigo:
Como bem expressa Jakob Nielsen, abrir os links que um usuário escolheu em uma nova janela, é algo similar a quando um vendedor de aspiradores, bate à sua porta e o primeiro que faz é espalhar cinzas em seu tapete já que o que não devemos fazer é ?contaminar? a tela do usuário com novas janelas, aspecto incomôdo se o usuário possui um sistema operativo que não gerencie corretamente as janelas. É considerado como um verdadeiro ?pesadelo? de usabilidade?.

Muitas vezes a ação de abrir novas janelas no navegador do usuário envia a mensagem de que estamos controlando sua máquina, e isto é o último que devemos desejar, já que o usuário sempre deve ter a sensação de que é ele quem controla seu caminho por nossa web.

Na atualidade, os navegadores mais utilizados são providos de um sistema de bloqueio de ?pop-ups?, de modo que quando se desenha um website cuja apresentação de conteúdos se baseia no lançamento de janelas emergentes, o navegador procederá ao seu bloqueio, e isto suporá um inconveniente para o visitante, que terá que desativar o bloqueio para poder acessar os conteúdos.

Além disso, abrir novas janelas implica em que o usual botão de Voltar de qualquer navegador perca sua funcionalidade, sem considerar que a maioria dos usuários costumam usar este botão para voltar ao lugar inicial que os levou à nova página.

Outro aspecto a levar em conta para aplicar este critério é que, muitas vezes, o usuário não se dá conta de que se abriu uma página nova, sobretudo, no caso em que o usuário conte com um monitor pequeno no qual as janelas estão maximizadas.

Um bom exemplo da correta aplicação deste critério é a página microsiervos.com, um portal dedicado a dar informação sobre diversos temas atuais.






Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato