Evitar a sobrecarga visual de uma página

Vejamos por que devemos evitar o conhecido ruído visual, que é o mesmo que a sobrecarga visual de nossas páginas web.

Por Pedro Rubio e Juan F. Calderón Tradução de CRV


Publicado em: 21/3/11
Valorize este artigo:
Critério obtido da página http://www.webpagesthatsuck.com de Vincent Flanders. Este fenômeno, também conhecido como "ruído visual", é considerado um dos "pesadelos" da usabilidade retirado do artigo da revista Smashing Magazine.

O que se procura mostrar com este critério é que, embora seu nome nos indique o contrário, ter uma página web não significa que todo o conteúdo que possamos oferecer seja oferecido através de uma só página. Este problema costuma acontecer porque adicionar conteúdo a uma página é muito simples e se tende a fazê-lo até que se chega a um ponto em que se perde o controle.

Pelo fato de existir conteúdo em excesso para o usuário, resulta difícil fixar um ponto de referência, o que implica se perder, se cansar de buscar algo que se necessita ou então não encontrá-lo por causa do denso conteúdo, e seu efeito imediato é o abandono do site.

Além disso, devemos comentar que uma página com conteúdo em excesso mostra nossa falta de organização ao desenvolver o site. Um exemplo perfeito desta problemática é o seguinte website que, segundo nosso critério, é um desastre total.

http://www.arngren.net/





Comentários do artigo
Foi enviado 1 comentário ao artigo
1 comentário revisado:
Como mudar a "bitola" dos usuários ?
Por: acharnobairro
07/4/11
Muitos estão pensando que o Google é a internet e só existe ele na internet.

Quando criamos um site com poucos recursos financeiros, não temos a informação dos webdesigners, que se formaram em faculdades, colocamos as informações dos clientes que pagam por aparecer nas primeiras posições de destaque, resultando em um visual denso e confuso.

Tenho um site de buscas que apresenta os nomes e fones dos clientes que estão nos bairros que trabalho mas as pequenas empresas e os moradores dos mesmos bairros não se ajudam, preferindo pesquisar no Google do que em um site que não tem a mesma capacidade, mas as empresas existem nos bairros e não tem site na internet, consequentemente, nenhum site pode mostra-las. Os usuários que acompanhei a demonstração do meu site de buscas não tiveram a desenvoltura de usa-lo, apesar de meu site de buscas ser bem fácil e óbvio o uso.

Como ganhar dinheiro com nossos projetos na internet e mudar o monopólio mental que o Google está colocando na cabeça do mundo todo, assim como a Microsoft fez com o mundo todo ?

Usuários :    login / registro

Manuais relacionados
Categorias relacionadas
O autor

Home | Sobre nós | Copyright | Anuncie | Entrar em contato